Um passeio pelo guia MSX árabe.

Então, eu sabia que vocês não aguentariam a curiosidade sobre o guia, e voltariam aqui para ver. Eu vou comentar aqui algumas coisas a respeito, e maiores detalhes estarão no meu álbum, no Flickr. São 30 fotos que eu espero, deem uma visão geral do material.

O guia tem 84 páginas, e de cara, lembramo-nos que ele é lido “de trás pra frente“. O alfabeto arábico (assim como o hebraico e alguns dos alfabetos japoneses) é escrito da direita para a esquerda. Então, se você já leu um mangá, sabe como é, a encadernação está do lado direito, essas coisas.

Esse guia não foi nada barato. Gastei uma grana, acho que na faixa dos R$ 150 (tudo incluso). Mas entende-se por ser uma edição pequena, limitada, e vale lembrar, o acabamento é muito bom. Muito bom mesmo.

O texto está disposto em três colunas, quase tudo escrito em árabe. Ou seja, entendi nada. Claro, tem o Google Translator no celular para me salvar, mas é muita informação e um dia desses eu vou começar a traduzir.

O guia começa falando de uma visão geral sobre o MSX, depois parte para pelo menos meia página (ou uma página inteira) dedicada a cada modelo de MSX vendido naquela região do planeta. Começam no AX-100, seguem até o AX-990, num total de treze micros, entre MSX 1 e MSX 2. Eles ainda mencionam o AX-1000, que eu nunca ouvi falar e não encontrei maiores detalhes a respeito. O foco é a Al-Alamiah, que ainda existe enquanto empresa, mas são mencionados os micros da Perfect (Daewoo), alsaqr e outros. No meio da listagem temos o AH-200, que é um micro feito pela Sanyo com apenas um único slot. Fora isso, temos empresas que adaptaram seus micros e venderam por lá. Você sabia que a Spectravideo vendeu MSXs naquela região?

Pois é, nem eu lembrava. Eu acho que mencionamos o fato no episódio sobre a Ásia, mas eu não tenho certeza. Inclusive, sobre isso, tem uma curiosidade lá no álbum de fotos, vá lá pra ver.

Seguindo o guia, temos umas páginas destinadas ao cartucho do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, inclusive soubemos – para quem não sabia – que o cartucho tem 1 Mb, e só funciona em MSXs árabes. O Daniel Ravazzi tem um cartucho desses, e tentamos colocar em uso em outros MSXs não árabes. Nada feito.

O guia segue falando de música (e mais uma surpresa, vejam lá nas fotos), um pouco de hardware (scanners de mesa? Sim, eles colocaram lá). Mais pro final, uma foto de um deserto sendo ameaçado por uma tempestade e o Pentaro chorando. Deve ser sobre o fim comercial do MSX, não sei…

Ainda temos fotos de encontros. Vi uma foto célebre de um encontro na Holanda, com uma pilha de NMS-8250. Dessa vez o meu NMS-8250 não estava nessa foto. Mas à frente, falam de hardware, e nesse momento uma careca residente em Belford Roxo deve estar brilhando…

Sim, duas fotos falando da placa de rede da Tecnobytes. Não vi se tem menções a outros produtos, como a Powergraph ou a Shockwave. É bacana ver um produto que você conhece sendo exposto do outro lado do mundo. Mas essa não é a única menção ao trabalho de um brasileiro, continuem seguindo em frente que vocês verão pelo menos mais uma – ou duas.

Tem One-Chip MSX em mais de um ponto do guia, mas nesse aqui temos também o Zemmix Neo BR sendo citado. E pra quem gosta, projetos como o VR8Bit e o MSXPC foram mencionados também (vejam as fotos lá no álbum).

No final, um mapa de onde temos usuários MSXzeiros espalhados nesse planetinha azul, e um artigo sobre retr0bright. Sim, retr0bright! Mostram um pouco sobre clareamento de teclas, e uma das fotos usadas como exemplo é tirada de um vídeo do The 8-Bit Guy. Sol por lá não falta, então não deverá ser difícil executar o processo.

Terminando, um pouco da comunidade árabe de MSX, com fotos do pessoal (um com uma pinta mais sinistra), uma estante com jogos e software originais produzidos nos Países Árabes. Um comparativo entre emuladores (WebMSX incluso na lista), e fechamos o livro.

Bem, aqui tem apenas algumas fotos. O link para o álbum com umas 30 fotos está aqui. E como em poucas ocasiões, eu comentei na maioria das fotos. Então aproveitem para ver e ler. No futuro, pretendo traduzir parte do guia, e também contactar essa comunidade MSXzeira árabe. Quem sabe podemos trocar figurinhas?

Divirtam-se!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Um passeio pelo guia MSX árabe.

  1. O Sakhr AH-200 é da Hitachi (e tem dois slots) o da Sanyo com um slot só é o AX-230. Fiquei curioso com esse tal AX-1000