Num belo dia, chega minha coordenadora e me pergunta se seria possível termos uma exposição de micros clássicos na escola onde trabalhamos, como parte da iniciativa UPInfoETER. Eu disse que sim, acertamos tudo e fizemos uma pequena exposição, que durou todo o dia 8 de novembro de 2017 (uma quarta-feira). Estiveram presentes alguns fudebas conhecidos e micros ainda mais conhecidos, como:
- Sony HB-F1XV (MSX 2+), inclusive com GR8Net – carregando ROMs via Internet!
- Commodore 128, cuja interface SD resolveu encrencar, e passou o resto do dia rodando Pole Position.
- Al-Alamiah AX350 (MSX 2), o que deixou os alunos intrigados por ter o teclado árabe.
- CP-400 (CoCo), que estava completo (inclusive com caixa), mas se recusou a funcionar.
- CAPTAIN NTT (MSX 2), que tem memória no slot 0, então não consegui fazer muita coisa além de mostrar a tela de boot (ainda não tenho teclado p/ ele).
- FM-Towns II, que foi a festa dos alunos – afinal, jogo, né?
- Panasonic FS-A1ST (MSX Turbo-R), que foi ligado numa antiga TV CRT.
Ainda rolou uma farta distribuição de cartões do Retrocomputaria (espero que algum deles tenha servido para termos leitores novos), e uma breve palestra, apresentando todo aquele novo mundo para os neófitos. Segue o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=cmBZds11uTs
E voltamos em 2018!
Fala a verdade, foi uma exposicao de MSX 😀 😀 😀
Algum “pobrema”? 😀
Tá precisando usar óculos e ver o vídeo até o final, tem mais micros retro ali além de MSX…
Muito bom. Parabens! Interessante ver como envelhecemos – 🙂 -, mas como os jovens se interessam. E um mundo muito diferente hoje, mas o encantamento continua…
O curioso é q era uma quarta de tarde, e nesse horário eles n tem aula (tarde dedicada a reuniões dos professores). Eu pensei q seria + vazio, q n teríamos muito quórum, q eu poderia aproveitar e futucar na GR8Net… Ledo engano. N paramos quieto.
O + doido é q falamos pro turno da noite… E um dos professores ficou mega-empolgado, estou tentando convencer um professor a comprar um MSX! Se eu conseguir, será o terceiro convertido à seita do fudebismo.
O curioso é q era uma quarta de tarde, e nesse horário eles n tem aula (tarde dedicada a reuniões dos professores). Eu pensei q seria + vazio, q n teríamos muito quórum, q eu poderia aproveitar e futucar na GR8Net… Ledo engano. N paramos quieto.
O + doido é q falamos pro turno da noite… E um dos professores ficou mega-empolgado, estou tentando convencer um professor a comprar um MSX! Se eu conseguir, será o terceiro convertido à retrocomputação na escola. Rumo à dominação mundial! 😀
Parabéns pela iniciativa, quem dera que todas as escolas tivessem essa mesma oportunidade.