O código-fonte do PC-MOS/386 5.01

O lançamento do Intel 80286 e, principalmente, do 80386 gerou uma série de sistemas operacionais multiusuário compatíveis com o MS-DOS; um deles foi o PC-MOS/386.

O código do PC-MOS/386 5.01 foi liberado e está no Github

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “O código-fonte do PC-MOS/386 5.01

  1. Eu usei muito (mas muito MESMO) o PC-MOS nos idos de 1992, 93 e 94, para desenvolver programas em Clipper, lincando com módulos de comunicação de dados que eu mesmo escrevia em C.
    Com o PC-MOS eu deixava o editor de texto (na época eu usava o Norton Editor) com o programa Clipper aberto em uma task, o Turbo C++ (que era uma IDE integrada) para fazer o arquivo OBJ da biblioteca de comunicação em outra task, usava uma terceira task para rodar o compilador Clipper e o linkeditor (RTLink ou Exospace) e uma quarta task para carregar e testar o programa. Obtinha assim uma alta performance, tudo em modo texto e com excelente desempenho.
    Desenvolvi em 1994 uma aplicação para rodar em ambiente multi usuário usando o PC-MOS mas o cliente comprou um SO nacional chamado VirtuOS e o meu sistema rodou tranquilamente nele. Por sinal o VirtuOS era um excelente sistema também.

    1. Eu lembro das propagandas do VirtuOS, acho que na Micro Sistemas.

      Seria ótimo se alguém recuperasse discos do VirtuOS. Ou que o autor do programa também disponibilizasse o código 😀

  2. Também lembro de algumas propagandas do VirtuOS … Pelo que vi na wikipedia ele foi o sistema utilizado pelas urnas eletrônicas do Brasil em 1996, 1998 e 2000…

    O site da empresa que desenvolveu ainda está ativo e parece ter sido lançadas versões novas: http://www.microbase.com.br