Faça você mesmo seu cartucho multifuncional para MSX.

O cartucho Carnivore2, lançado pelo Alexey e seu grupo de malucos escovadores de bits, é um cartucho multifuncional, com vários recursos implementados, como:

  • 8 Mb de FlashROM.
  • 1 Mb de RAM (Mapper)
  • uma interface IDE (cartão CF)
  • Suporte a FM-PAC e SCC

O legal é que ele pode funcionar como se fosse todos os cartuchos simultaneamente. Mas isso não é tudo, temos uma boa e uma má notícia.

Bem, antes das notícias, é bom lembrar que o RBSC foi assunto nosso em 2016, num post onde falamos da liberação de código fonte feita por eles. A boa notícia é que as placas custarão 12 euros (frete para a Europa incluso, com rastreamento). A má notícia é que você receberá a placa. Apenas isso. Todo o resto (lista de componentes, firmware, ROMs, etc), tudo deve ser encontrado no GitHub do RBSC. E não adianta perturbar o pobre coitado do Alexey, ele já deixou claro que não vai mandar nada montado ou parcialmente montado. É faça você mesmo.

Se você tem habilidade com solda, ótimo. Mas se você é uma zebra no assunto que nem eu… Aí a coisa fica difícil. Mas de qualquer forma, é um projeto muito interessante pra deixar passar. Ah, a 1a leva já foi toda.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

6 pensou em “Faça você mesmo seu cartucho multifuncional para MSX.

  1. Faça você mesmo??!! Acho que menos de 0,1% dos usuários de MSX do planeta teriam as ferramentas, treinamento e habilidade necessárias para conseguirem montar em casa essa plaquinha repleta de circuitos integrados SMD com centenas de micro terminais. Mas para os que preenchem estes requisitos parece ser uma excelente aquisição

    1. “Faça você mesmo” não significa que todo mundo irá fazer. 😉

      O problema é que o primeiro lote esgotou, e não sabemos se haverá um segundo lote. E concordo, se alguém se prontificasse a montar “por uma módica contribuição”, seria algo bem interessante. Não necessariamente a Tecnobytes, mas alguém interessado em faze-lo, seria bom.

Os comentários estão fechados.