32 megabytes de RAM em um MSX.

É. É só isso. Quer dizer, tem o vídeo abaixo, mas é só isso mesmo. Como se precisasse de mais. E como se precisasse de motivo pra ter 32MB de RAM no seu MSX.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “32 megabytes de RAM em um MSX.

  1. No MSX, temos 4 slots (0 e 3), cada um podendo ser expandido para mais 4 slots, tendo no total 16 slots. Como são 2 slots externos, podemos ter até 8 slots secundários.

    Cada slot pode ser dividido em 4 páginas, de 16 Kb cada. E você pode ter, segundo a especificação da Memory Mapper, 256 páginas de 16 Kb = 4096 Kb = 4 Mb. Ou seja, 4 Mb por slot.

    O q eles fizeram foi 2 cartuchos c/ os 4 slots expandidos e 4 Mb por slot. Logo, cada cartucho tem 16 Mb. Por isso, os 32 Mb, + os 512 Kb do MSX mesmo.

    Sensacional!

    O mais curioso de tudo ẽ que a BIOS detecta toda essa memória, só n sei se consegue lidar c/ isso tudo…

  2. Ricardo, eu já tinha visto esta expansão de 16 Mb no twitter… Existe mais alguma informação sobre ela? Quem é o criador desta monstruosidade, e qual a sua intenção com tal artefato?

    1. Eu n tinha visto, bom saber.

      Cara, 16 Mb num MSX… Pra q? Eu só conheço um software q usa acima de 1 Mb, q é o Meridian, um editor MIDI. Só se for pra fazer cache de disco, ou uma RAMDISK beeeem grande.

      Como disse o Sérgio acima, hardware n falta. O q falta é software. Falando nisso, vou começar a escrever um artigo explicando o q eu fiz pra ter uma IDE pra programar em Pascal pra MSX, no Linux. Dia desses sai. 😀