OS/2 FOOTBALL

OS2_football

Não, ao contrário do que possa parecer, ele não é um jogo de futebol, rugby ou mesmo soccer para o sistema operacional da IBM. Este sujeito data de algum ponto entre o final de 1986 e o começo de 1987 e foi um fork (pra usar um termo atual) da versão 2.x do OS/2 dando suporte a recursos específicos dos processadores 386 como o V86 MODE — lembrando que nesta época o OS/2 era específico para processadores 286 e que o suporte a 32-bit só veio aparecer oficialmente lá pela primeira metade da década de 1990 com a versão 3.x.

Assim ele conseguia, dependendo da quantidade de RAM que você tivesse no computador, rodar até três máquinas virtuais de 8086 ou como a documentação dele faz referência “máquinas DOS 3.x” (em alusão a versão 3.x tanto do PC-DOS quanto do MS-DOS comercializados na época).

No Fun with virtualization há uma cópia da documentação do projeto e se você quiser pode até mesmo emulá-lo no seu navegador — dá um certo trabalho mas também dá para baixar a imagem de disco para “rodar em casa”.

Sim, vou me abster de opinar sobre decisões tomadas pela IBM com relação ao OS/2. 🙂

[ levemente editado após publicado, não gostei de como alguns parágrafos soavam ]

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “OS/2 FOOTBALL

  1. Primeira geração de sistemas operacionais virtualizados?
    OS/2 tinha tudo para ser um belo sistema operacional, se a IBM tivesse investido mais, hoje estaria dando muita porrada no Ruindows! Pena que existiram executivos sem muita visão futura. Nos tempos atuais, o único que esta fazendo frente a Micro$oft é a Apple com seu MacOS-X.

    1. O V86 MODE é um recurso dos 386 que permite transformar teu 386 em quantos XT tua RAM permitisse, o próprio Windows 3.x tinha este recurso como parte dos pacotes do “386 Enhanced”, a grande novidade desta versão, e fora que essa “coisa “de máquina virtual já existia dentro da cultura “das três letrinhas” (aliás, não confunda “máquina virtual” com virtualização via hipervisor).
      Quanto ao OS/2 ter tudo para explodir? Bem, não era o foco da IBM (IBM pré-1990, lembra? “mainframe, mainframe, mainframe”) e muito menos da Microsoft (que queria lançar o Windows e saltar fora da relação com a IBM).

      Aliás a IBM inventou o PC mas não conseguiu ganhar dinheiro com ele, irônico não?

      1. Virtualização via hipervisor veio muitos anos depois dessa geração 386.

        Essa relação era bem visível, quem tem ou teve o OS/2 instalado em algum lugar, consegue rodar um ambiente idêntico ao W3.1 dentro de uma janela dele.

        Até hoje não entendo essa da IBM, se o foco dos caras era Mainframe, de onde saiu a ideia de criar um sistema operacional para Desktop? Deste se conectarem ao Mainframe e ter uma tela bonitinha para trabalhar com os dinossauros ou foi só para fazer uma birra com a M$?

        1. Vindo da empresa que comprou todo o estoque estadunidense de 286 para que os concorrentes não fabricassem AT eu espero tudo (aliás, motivo da decisão da Compaq de fazer um AT com 386). Te recomendo o “The Decline and Fall of IBM” do Robert Cringely para ajudar a clarificar as ideias.