Encontrado relíquia em disquetes de… Star Trek.

Star-trek-logo

Não é segredo algum que eu sou trekker de raiz. Conheci Jornada nas Estrelas vendo os filmes, mas quando começou a Sessão Espacial, na finada Rede Manchete, comecei a ver a série clássica (TOS) e a Nova Geração (TNG)… E aí deu no que deu.

Então, quem visita o TrekBrasilis periodicamente topou com uma notícia interessantíssima, que faz a interface entre dois assuntos que me fascinam: Star Trek e retrocomputação.

Acontece que Gene Roddenbery, o criador da série, faleceu em 1991, e deixou cerca de 200 disquetes de 5,25″ com informações não documentadas dentro. Pois é, só descobriram esses disquetes recentemente, e graças ao trabalho da DriveSavers, cerca de 3 Mb (95% dos dados) foram recuperados. Mas seu conteúdo não foi revelado ainda. Espera-se que esse conteúdo seja revelado em breve, por ocasião dos festejos pelos 50 anos da série original, a serem completos em outubro próximo.

O que resta a nós, é especular sobre o conteúdo dos disquetes, e como foi o processo de recuperação desses dados. No TrekBrasilis há mais alguns detalhes, dê uma passada por lá para ler… Mas dê um desconto, eles são trekkers mas não são técnicos! Se você quiser encarar o inglẽs, no The Wrap tem mais informações a respeito.

Ah, e vida longa e próspera procê também.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Encontrado relíquia em disquetes de… Star Trek.