O pessoal do Museu de Arte e Entretenimento Digital recuperou e disponibilizou no GitHub o código fonte do Macross — não, não é este Macross! — um montador assembler para 6502 desenvolvido entre 1984 e 1987 pelo pessoal da LucasFilm Ltd e utilizado na criação de títulos Habitat (que rodava na QuickLink, aquilo que veio a virar a AOL), Maniac Mansion e Zak McKracken.
Entre os diferenciais da ferramenta está o recurso de macros que simulam estruturas de programação como if…then…else ou do…while e o fato de não rodar em um computador com processador 6502 e sim em estações de trabalho rodando a versão 68K do SunOS da Sun Microsystems (antes de ser comprada pelo Tony Stark e fazer parte da Oracle). O pessoal do Page Table produziu um excelente material detalhando um pouco mais sobre a história do programa e sua utilização.
Aliás o Macross é indiretamente citado, talvez ainda não existisse com um nome, em um paper apresentado em 1985 na European Unix User’s Group meeting por Peter Langston — que trabalhou no desenvolvimento da música do Ballblazer.
melhores opções
-d
Print esoteric debug information (you don’t want to use this).
-e
Print different esoteric debug information (you don’t want to use this
either).
Fazer debug com informações esotéricas é tudo de bom 🙂
Mais uma vez o GitHUB se mostrando útil para preservar os códigos fontes de escavações arquiológicas. Vida o Software Livre!
Agradeça ao Museu de Arte e Entretenimento Digital antes, eles que fizeram o trabalho pesado, o GitHub está de “pendrive” na história 🙂