Macross 6502

habitat

O pessoal do Museu de Arte e Entretenimento Digital recuperou e disponibilizou no GitHub o código fonte do Macross — não, não é este Macross! — um montador assembler para 6502 desenvolvido entre 1984 e 1987 pelo pessoal da LucasFilm Ltd e utilizado na criação de títulos Habitat (que rodava na QuickLink, aquilo que veio a virar a AOL), Maniac Mansion e Zak McKracken.

Entre os diferenciais da ferramenta está o recurso de macros que simulam estruturas de programação como if…then…else ou do…while e o fato de não rodar em um computador com processador 6502 e sim em estações de trabalho rodando a versão 68K do SunOS da Sun Microsystems (antes de ser comprada pelo Tony Stark e fazer parte da Oracle). O pessoal do Page Table produziu um excelente material detalhando um pouco mais sobre a história do programa e sua utilização.

Aliás o Macross é indiretamente citado, talvez ainda não existisse com um nome, em um  paper apresentado em 1985 na European Unix User’s Group meeting por Peter Langston — que trabalhou no desenvolvimento da música do Ballblazer.

( Vintage is the New Old )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Macross 6502

  1. melhores opções
    -d
    Print esoteric debug information (you don’t want to use this).
    -e
    Print different esoteric debug information (you don’t want to use this
    either).

    1. Agradeça ao Museu de Arte e Entretenimento Digital antes, eles que fizeram o trabalho pesado, o GitHub está de “pendrive” na história 🙂