Rapidinha do dia: Coisas doidas do Perl…

Perl é uma “linguagem de cola“, segundo seu criador, Larry Wall. É a única linguagem (das poucas que eu conheci) que você pode somar um texto com um número…E não dar erro! É uma linguagem onde é possível escrever código e poesia simultaneamente. E é uma linguagem onde é possível encontrar um assembler de Z80.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Rapidinha do dia: Coisas doidas do Perl…

  1. Eu escrevi um assembler e linker para z80 e 8085 em perl, foi trabalho de Software Básico na faculdade. Perl é ótima para esse tipo de coisa, e 99% do meu trabalho na NVIDIA hoje é em perl (para gerar Verilog).

    O trabalho final da disciplina era um “simulador” de 8085, eu fiz um emulador jogável di Phoenix (o fliperama), fez um sucesso danado (mas o emulador foi em java, não perl). 🙂

  2. Larry Wall é talvez um dos maiores palestrantes sobre ciência da computação em atividade pois ele aborda muitos assuntos as vezes densos de uma forma muito agradável e acessivel. Fora que ele faz analogias com outras obras – recentemente foi “Senhor dos Aneis”.

  3. O Larry já foi considerado o nerd mais feio do mundo! Mas convenhamos, o cara é um gênio, criou uma linguagem a frente do seu tempo na época, hoje infelizmente pouco aproveitada. Ela foi responsável pelos primeiros CGI’s nos servidores WEB que garantiam conteúdo dinâmico. É uma das linguagens mais loucas que já tive contato.

    Uma aplicação mega-power da linguagem: http://global.oup.com/us/companion.websites/9780195305890/

    Um exemplo bem legal: http://www.perlmonks.org/?node_id=1049968