Programando para o GBA

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cb/Game-Boy-Advance-1stGen.jpg/640px-Game-Boy-Advance-1stGen.jpg

Lançado em 2001, o console Game Boy Advance da Nintendo é equipado com um processador ARM de 32-bit @16,7MHz, 32KiB de RAM, 96KiB de VRAM e tela com resolução de 240×160 pontos. Pouco para os padrões de hoje mas diversão certa para quem quiser tentar escrever código para ele.

E foi o que Joe Savage resolveu fazer. Segundo ele, é sua primeira experiência em programação de um computador que não é de “uso geral”, e resolveu explicar passo a passo como é que se faz um PONG, do que se precisa e, de quebra, alguns detalhes sobre o hardware.

Ah sim, se você não se tocou sobre o tamanho da tela do GBA, ela é justamente a parte interna deste “quadradinho”* aqui:

(*) Eu sei que é um retângulo! É que “retangulinho” é horrível!

( OSNews )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Programando para o GBA

  1. OPA! O GBA é de 2001, não?
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    Em todo caso, o GBA possui recursos e poder de processamento ligeiramente superiores ao do SNES.
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    É uma plataforma bem interessante para se brincar. 🙂