Gorby’s Pipeline e Puyo Puyo com “nova” trilha sonora

GorbysPuyo

Em 12 de outubro de 2014 foi disponibilizado no MSX Resouce Center um patch feito em 2006 para habilitar o som em MSX-Audio e OPL4 nos jogos Gorby’s Pipeline e Puyo Puyo, ambos de 1991.

Acontece que alguns produtos da Compile suportam o padrão MSX-Audio — tecnicamente o FS-CA1 da Panasonic já que tanto o NMS-1205 (“Music Module”) da Philips quanto o HX-MU900 (“MSX Music System”) da Toshiba são versões capadas do padrão não possuindo, entre outras coisas, a ROM.

Como sem a ROM o software não detecta a interface e daí o som toca somente no PSG ou na MSX-Music (FM). No caso da OPL4, bem, ela é compatível com a OPL3 e aí o patch troca as portas de E/S usadas.

https://youtu.be/oZ-KVZSVTsI

O programa está disponível como um programa de MSX-DOS que altera diretamente os disquetes dos jogos, ou cópia deles, mas resolvi criar arquivos IPS para facilitar a vida do pessoal (aliás os dois jogos rodam via RUNIT.COM, ou seja, direto no HD/CF/etc):

De quebra eu acabei criando meu próprio gerador de arquivos IPS (mas esta história eu não contarei aqui).

E para aplicar os IPS diretamente no MSX consulte a página do MSX IPS Patch Archive.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Gorby’s Pipeline e Puyo Puyo com “nova” trilha sonora