Curiosidades sobre o Eddy II

eddy2

Em 1984 a HAL Laboratory lançou um editor gráfico para MSX chamado Eddy II. Até aí nada interessante, várias empresas japonesas lançaram editores gráficos para MSX (diga-se passagem meu predileto é o Graphic Master da mesma HAL).

A primeira curiosidade é o fato de, a princípio não existir um editor gráfico chamado EDDY I, a HAL até lançou um editor de animações chamado EDDY, ou melhor Animation Editor EDDY do qual ninguém tem lá muita informação.

Outra curiosidade é o fato dela suportar a trackball e inclusive ser vendida junto com uma, a Graphic Ball. Outra coisa do qual ninguém parece ter muita informação por aí mas basta dar uma olhada na CAT Trackball lançada pela HAL alguns anos depois para imaginar a cara que ela pode ter tido.

Mais uma, é um programa “curioso” pelo fato dos comandos serem selecionados pelas teclas [F1], [F2] e/ou [F3] ao invés dos costumeiros [SPACE], [GRAPH] e/ou [ENTER] que (quase) todo mundo utiliza.

Uma outra, ele é uma espécie de editor “vetorial” rudimentar, ou seja, o que o programa armazena não é um mapa de bits acesos ou apagados na tela e sim os comandos gráficos utilizados para a sua criação, inclusive permitindo que o desenho seja salvo como um programa em BASIC.

Ele ainda expande os comandos gráficos do BASIC do MSX, aliás ele próprio pode ser considerado como um “comando” não é carregado automaticamente precisando ser invocado com _EDDY2 (ou “CALL EDDY2” se você for purista), como ele é legal ele substitui a o texto da tecla [F1].

Mas existem outros bem interessantes:

  • _LSTYLE( {n} ) – Um número de 0 até 7 que define o estilo do traço, de 0 até 3 são traços de sólidos e o que aumenta é a espessura (0 é de 1 pixel, 1 é de 2 pixeis etc). De 4 até 7 é o mesmo padrão de espessuras mas com a diferença do traço ser hachurado.
  • _SCOLOR( {primeira cor} , {segunda cor} ) –Define a opção de cores para desenho, pelo que deixa claro a primeira cor é usada como cor do traço das demais funções enquanto que a segunda só tem validade quando utilizada junta com o comando _SPAINT.
  • _SPSET(( {x},{y})) –É análogo ao comando PSET do MSX-BASIC mas utilizando a configuração de _LSTYLE().
  • _SLINE( ( {x1},{y1} )-( {x2},{y2} ), {primeira cor}, {estilo} ) — Inclusive aceita as mesmas sintaxes do LINE do MSX-BASIC, inclusive o parâmetro -STEP(). A única limitação é não suportar os comandos B e BF para desenho de caixas.
  • _SPAINT( {x},{y} ) –Pinta um polígono utilizando duas cores (ele intercala as cores no decorrer das linhas. Mas tenham cuidado, se vocês acha que o “Fill” do Graphos III é lento, é por que não viu este sujeito em ação.
  • _TRIMMING(( {x1},{y1})-( {x2},{y2} )-( {x3},{y3} )) — O melhor comando de todos, este sujeito supre a principal deficiência dos comandos do MSX-BASIC nos gráficos e o que ele faz é copiar um pedaço da tela, delimitado pelo retângulo entre (X1,Y1) e (X2, Y2) a partir de (X3,Y3).

E pra terminar a lista de curiosidades esta lista de comandos eu encontrei em uma anotação feita no dia 6 de maio em uma agenda minha de 1992, ou seja, há exatos 23 anos.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.