Arquivo diários:06/08/2014

Episódio 44 – IBM PC: o fim – Parte C

retrocomputaria_vitrine_570x190

Sobre o episódio

Este é o episódio 44 do Retrocomputaria e, com um convidado que não é conhecido no prédio dele, retomamos onde parou o episódio 41 e falamos do fim do IBM PC e sua substituição pelo atual Wintel.

Nesta parte do episódio

A era dos processadores com nome em vez de número; “causos” de abusos a disquetes para perder a fé na Humanidade; e o dilema: montar ou comprar?

Também no episódio

Leitura de e-mails e comentários.

Ficha técnica:

  • Número do episódio: 44
  • Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander, Giovanni e Juan
  • Convidado especial com verbete próprio na Wikipedia e no Knowledge Graph do Google: Laércio Vasconcellos.
  • Duração aproximada: 61 minutos
  • Músicas de fundo: Músicas sortidas de jogos que alguns de vocês devem reconhecer quais são.
  • Download em ZIP

URLs do podcast:

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

5º Encontro do Canal-3 RJ: Nós fomos!

Finalmente fui a um encontro do Canal 3, no Rio de Janeiro. Sempre quis ir a um encontro desses, mas por motivos de viagem em 2012 e 2013, não foi possível estar presente. Se você quiser saber como foi (e ver o álbum de fotos – inclusive com a foto oficial do final do encontro), clica aí embaixo e continue a ler.

Continue lendo 5º Encontro do Canal-3 RJ: Nós fomos!

O Apple II que poderia ter sido

Mark TwainNa segunda metade dos anos 80 e início dos 90, a Apple estava decidida a assassinar a linha Apple II em nome do FUTUUURO, em outras palavras, o Macintosh. Mas a danada da arquitetura se recusava a morrer (ou, para ser mais exato, seus usuários se recusavam a deixá-la morrer). A parte não macintoshiana da empresa (ou seja, aquela que promovia a continuação do Apple II) teve seu canto de cisne numa versão do Apple IIgs que não chegou a ver a luz do dia.

O protótipo conhecido como ROM4, codinome Mark Twain, era mais rápido, vinha com mais memória, tinha um SuperDrive embutido, disco rígido e outras “cositas más”, porém a Apple não queria saber dessas coisas de retrocompatibilidade, Apple II, Woz, 6502, 65C02, 65C816 e o escambau. O Mark Twain não chegou a ser fabricado, e só alguns protótipos existem por aí…
Continue lendo O Apple II que poderia ter sido