O perigo que ronda seu gabinete

Derretimento por Ftalato

Mais um Serviço de Utilidade Retropública (Retrosserviço de Utilidade Pública? Serviço de Retroutilidade Pública?) — agora do nosso chapa Rogério Kauer. Tens micros clássicos? Ou qualquer outro equipamento com gabinete plástico e que tem um cabo saindo dele? Leia esta dica.

Muito cuidado ao enrolar cabos de força ao redor de gabinetes plásticos!

Sabe aquele Atari 2600 que você guardou com o fio enrolado no aparelho e ia usar depois e dois anos depois achou com um derretido como se alguém tivesse esquecido um ferro de solda em cima?

Ftalatos como Di Iso Octil ftalato ou Di Butil Ftalato eram antigos aditivos de PVC usados para torná-los flexíveis, mas estes foram proibidos nos últimos tempos pois causavam mutações genéticas no ambiente aquático – basicamente, eles imitam o estrogênio e podem causar peixes machos a virar fêmeas!

Estes aditivos são líquidos e podem migrar para fora do PVC. E podem causar amolecimento e distorção em plásticos do tipo ABS – isto sem contar os problemas de calor causada pelos cabos.

Estes foram substituídos por produtos químicos, tais como DINCH (éster de ácido carboxílico Di Iso Nonil Ciclohexano) que não afetam a vida aquática.

Mas que também podem causar amolecimento e distorção em gabinetes.

Titio Kauer ajudando o povo a ser mais feliz com seus consoles e computadores antigos.


(Amibay)

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “O perigo que ronda seu gabinete

  1. Isso acontece com os cabos de teclado do Expert. Mancham a tinta e atacam o plástico. :/

    1. Eu tenho deixado o cabo enrolado separadamente dos micros, seja com plástico ou papel, após lavagem com detergente. Até agora, depois de guardá-los assim, não tive recorrência do fenômeno.

  2. Este é um perigo real, já tive experiências assim com alguns equipamentos (felizmente não eram computadores clássicos). Seria mais legal se algumas fontes forem citadas.

    Falando em clássico, que legal relembrar a Fábrica do Som! Saudades!

  3. A fonte está no final do texto e a tradução, pesquisa e um opuco de conhecimento nem tão básico sobre plásticos e seus aditivos é minha.

    Preciso citar os livros de química e boletins técnicos?

    O povo vai cortar o pulso com colher de sobremesa!