Depois de 2 anos, OCM-PLD Pack 3.2 para 1chipMSX e Zemmix Neo

Direto ao assunto, já que enrolação demais não baixa firmware novo: aqui estão as alterações que o KdL fez nesses 2 anos de desenvolvimento e o link para download.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Depois de 2 anos, OCM-PLD Pack 3.2 para 1chipMSX e Zemmix Neo

  1. Olha, eu não entendo destes tipos de sistemas !

    Mas tenho que admitir, o acabamento ficou primoroso. O botão cromado já é um destaque a parte.

    Parabéns ao criador !

    PS: Alguém poderia me explicar do que se trata este dispositivo ou sistema?

    Obrigado!

    1. O FPGA é um chip que pode ser programado para se comportar como outros chips, inclusive microprocessadores. O cara reprogramou os chips do MSX (Ou seja, Z80 + chip de som PSG + chip de vídeo VDG + outros) dentro da FPGA e, com a FPGA programada, construiu um micro. Essa caixinha que você vê aí. Que é, portanto, um MSX. Completo. Num chip. Daí o nome “One-Chip MSX” = OCM.

      Se outros quiserem refinar/melhorar esta minha tentativa de explicação “for dummies”, sintam-se à vontade.

      1. Muito Obrigado pela resposta !

        A única coisa que vi com este Chip Altera, foi um ASIC para mineração de Bitcoin.

        O FPGA foi desenvolvido quando?

        Imagino como seria os sistemas baseados nisso naquela época. É claro que perderia o charme dos modelos diferenciados, mas com certeza, ampliaria as possibilidades.

        Até

        1. A primeira FPGA foi a XC2064 da Xilinx em 1985. Eu tentei usar este chip num computador que construi no ano seguinte, mas o circuito não alcançava os 8 MHz que eu precisava. As FPGAs de hoje não tem nenhuma dificuldade de implementar circuitos de 200 MHz ou mais.

          Outro problema era o tamanho – tinha apenas 64 elementos lógicos comparados aos 12060 da EP1C12Q240C8N da Altera usada no 1chipMSX (que é até bem pequena para os padrões de hoje). O crescimento das FPGAs mudou o que era possível fazer com elas: o computador Mushroom de 1990 usava várias FPGAs para implementar parte do seu processador mas no fim dos anos 1990 já cabia um processador simples inteiro numa FPGA e hoje dá para colocar vários processdores numa FPGA.

          Apesar de ser correto dizer que uma FPGA foi “programada” (afinal, está no próprio nome do componente e segue a tradição das PROMs) isso confunde algumas pessoas. Uma alternativa é dizer que uma FPGA foi “configurada” como um Z80 e circuito de vídeo.