Raspberry Pi como drive de disquetes

E parece estar virando moda escravizar inofensivos Raspberries Pi! O novo feitor de escravos é um Amiga 500 que resolveu utilizá-lo como uma unidade acionadora de disquetes de 3,25″ e foi desenvolvido pelo italiano Maurizio Ramondo.

O projeto é bem interessante e está dividido em dois blocos, o primeiro é a parte de hardware cuja única função é converter o bate papo eletrônico entre a interface de drive e a GPIO do escravo Raspberry Pi.

A outra é uma camada de software destinada a fazer o papel da emulação de uma unidade de disquetes e com direito até a um menu de seleção das imagens de disco — pelo que consegui entender roda diretamente no Amiga (alguém entendeu diferente?).

A única parte chata é o autor não ter liberado o código do programa, o que permitiria adaptar o projeto para outros projetos.

( via Leandro Polimeno )

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Raspberry Pi como drive de disquetes

  1. De todos os estupendos projetos Raspberry Pi para revitalizar nossos queridos oldies, este seria um dos mais importantes… realmente uma pena não ter liberado o código fonte. Abraços aos amantes de 8 bits (ok… 16 e 32 bits também, mas dos “antigos”)