Konami x Konamito

A maioria dos MSXzeiros em atividade conhece o site do Konamito. Ele é um fã ardoroso do MSX, e em particular, da empresa dos moais, que nos deu Gradius, Snatcher e outras franquias menos conhecidas.

Pois então, eis que ontem ele posta no Twitter, Facebook e no próprio site essa imagem abaixo:

1521254_10151714385501916_709094463_nO Konamito recebeu um e-mail do setor de advocacia da Konami, com o seguinte conteúdo:

We understand that you are a big fan of Konami and Hudson Soft titles, however following titles belong to us, Konami Digital Entertainment Co., Ltd. and we do not give any permission to you for use, reproduction, or alternation, etc. of artwork and game data of our contents, products or titles, needless to mention to distribute or localize these contents, products or titles.

Your website clearly constitues copyright infringement and we therefore demand for removal immediately.

http://www.konamito.es/ficha/?id=2316

(…) [70 links depois]

http://www.konamito.es/ficha/?id=8

We need your confirmation via e-mail after all above is removed.

Regards,
Konami Legal

 

Ou seja, a Konami viu o site do Konamito e resolvou reclamar sobre o que lhe é de direito, depois de 25 anos (ou mais). Ela colocou uma lista de 70 links para páginas com informações sobre jogos da dita cuja.

Como nunca tinha entrado nessa seção do site do Konamito, fui investigar, pensando que encontraria ROMs para download. Até onde vi, só há imagens dos jogos e das caixas. Aliás, o site está meio estranho, com algumas dificuldades de acesso – tornou-se mais comum do que o esperado ver o jacaré (símbolo da empresa de hospedagem) aparecendo no lugar da página nova.

Algumas colocações minhas a respeito.

  1.  A Konami tá no direito dela. É conteúdo criado por ela. Admito, não é injusto o que eles querem, mas é imoral. Afinal, ela ganhou vários fãs ao longo dos anos, e a divulgação dessas imagens ajudou nisso. Impedir de exibí-las acaba sendo um tiro (de chumbinho) no pé.
  2. Muitos sabem que a Konami não está bem das pernas, o que segura ela em pé são as infindáveis variações em cima da sua franquia mais famosa, feitas pela Kojima Productions (sim, começa com Metal e termina com Gear). Inclusive ela divulgou que vamos cansar de ver robôs bípedes em todos os consoles e dispositivos móveis atuais. Ah, se você quiser ler os relatórios financeiros dela, clique aqui. É uma leitura muito chata para quem não gosta.
  3. Mas então, passados tantos anos, agora ela quer reclamar disso? Qual foi o advogado sem ter o que fazer que veio com essa ideia cretina? E outra coisa, o que levou eles a fazerem isso AGORA? Um advogado novato querendo mostrar serviço? Pessoas cretinas? Os Bacterions? O Big Boss? Não sabemos.
  4. Lembrei-me do The Pirate Bay, com sua seção célebre de ameaças legais, e suas respostas… Pouco polidas. A legislação sueca permitia que o site funcionasse do jeito em que estava, apesar das infindáveis ameaças de advogados querendo mostrar serviço, mas sendo completamente tapados quando o assunto é direito internacional. Não seria o caso do Konamito consultar um advogado para saber se tais medidas impostas pela Konami são cabíveis em território espanhol?
  5. O que me preocupa são outros sites, como Generation MSX, MSX History, MSX Resource Center e tantos outros, com imagens de jogos da Konami. Será que ela vai seguir nessa sanha de sangue (e dinheiro) contra outros sites? Será q a Konami vai interpelar o Yahoo!Auctions para remover as imagens das caixas de jogos que estão à venda no site?

O que eu posso sugerir ao Konamito é que ele fale com a Konami a respeito, solicitando a autorização, e perguntando o que é necessário fazê-lo para manter o site do jeito que está no ar. Meu pai sempre fala que conversando a gente se entende. Acredito que pode-se chegar a um meio- termo comum, mas isto é uma mancha na imagem da Konami para todos nós.

Agora, se forem irredutíveis, sugiro que ele remova as imagens e as substitua por uma com algo escrito como “Imagem removida por solicitação da Konami“. Isto me lembrou do que o grupo MSXRio usa no rodapé das páginas do site:

MSX é marca registrada da MSX Licensing Corporation, mas francamente… Não damos a mínima importância para isso.

Este é um dia triste p/ a comunidade MSXzeira no mundo. 🙁 Vamos ver no que isso vai dar.

E para encerrar, muitos criticaram severamente a ASCII/MSX Association/MSX Licensing Corporation por colocar certos limites no uso do logo MSX, há alguns anos… Mas notem que ela não impediu o uso.

PS: Olhem isso aqui. Alguém quer entrar numa vaquinha em 2014 e pegar os direitos?

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Konami x Konamito

  1. Praga, agora o site inteiro está dando Internal Server Error. Acho que ele entrou em pânico. Mais uma vitória do bullying.

  2. Não há referência no MSX.Org sobre o ocorrido, é como se não tivesse acontecido! Mas o pessoal do Bytemaníacos (que faz algum tempo passou por algo parecido) fez um pronunciamento genuinamente espanhol sobre o ocorrido — http://www.bytemaniacos.com/?p=3105 — e, oficialmente, o Radastan está cancelando o Castlevania para ZX Spectrum (ah, façam uma versão do The Cure!) e a partir de hoje não comentará sobre nenhum lançamento da empresa no site dele.

  3. Puxa, realmente é muito chato. O problema é que existe uma diferença entre aqueles que realmente amam os trabalhos produzidos, daqueles que fazem disso uma forma de ganhar dinheiro. Na verdade nem vão ganhar nada com isso, mas para aqueles que não tem paixão, não faz diferença. Ponto negativo para Konami.

  4. Se não fôssemos nós a manter viva a memória dos jogos MSX da Konami eles já teriam sido esquecidos há muito tempo. São no mínimo ingratos.

    1. Vale lembrar que a Konami, lá pelo final da década de 1980, já não tinha mais o código fonte do Knightmare e teve de sair hackeando o código pra colocar suporte a SCC no jogo para incluir num dos Konami Game Collections.