O que acontece quando um Dauphin DTR-1 encontra um Motorola Lapdock?

Uma das coisas que gosto é de utilizar hardwares modernos para aumentar as capacidades de hardwares clássicos. Este caso, envolvendo um Dauphin DTR-1 e um Motorola Lapdock, é um exemplo.

Sobre o Dauphin DTR-1

O Dauphin DTR-1 foi o primeiro computador a usar o Windows for Pen Computing (um add-on para o Windows 3.11), desenhado pela IBM e vendido pela Dauphin Technology. A estrela da companhia é mesmo a tela touchscreen resistiva (tem que usar uma stylus ativa, como a dos convertíveis Toshiba touchscreen mais antigos) monocromática de 6″ com resolução 640×480; com o teclado sendo destacável, o DTR-1 pode ser usado como um tablet Windows.

Suas especificações são bem típicas do que se esperaria de um PC móvel de 1994: Cyrix 486SLC de 25MHz, 4MB de RAM, HD PCMCIA HP “Kittyhawk” de 40MB, entradas de modem, Ethernet (em alguns modelos), serial, paralela e teclado PS2; além disso, tem uma entrada IDE cuja pinagem não consegui achar. A bateria originalmente segurava três horas e meia, certamente é tempo mais que suficiente para, digamos, uma passada rápida no estoque para conferência.

E roda Wolfenstein 3D bem rápido.

Sobre o Motorola Lapdock

O Motorola Lapdock original é um docking station para o Motorola Atrix que, ao plugar o telefone, colocava o Atrix no modo “Webtop”, permitindo que fosse usado como um laptop. E morreria no esquecimento junto com o Atrix e junto com seus irmãos mais novos (Lapdock 100 e Lapdock 500) se não fosse redescoberto como um excelente e prático KVM. Vejam o vídeo que eu fiz sobre isso:

Juntando os dois

Já que o meu DTR-1 veio sem stylus, com o backlight da tela no céu dos backlights e o teclado original dando curto, achei que seria bacana colocá-lo para conversar com o Lapdock e criar um Frankenlaptop DOS.

Não foi difícil: já tinha um adaptador USB-PS2 (herança de um velho Microsoft Basic Mouse), além dos cabos necessários para ligar o Lapdock ao Raspberry Pi. Só precisei de um cabo VGA e de um conversor VGA para HDMI.

Ah, e de uma régua.

Motorola Lapdock + Dauphin DTR-1

Funcionou?

Bootou normalmente…

Motorola Lapdock + Dauphin DTR-1

Entrou no Windows 3.11 e tudo.

Motorola Lapdock + Dauphin DTR-1

Então deu tudo certo?

Er… Só metade 🙁

A saída de vídeo funcionou sem problemas (não testei o áudio, mas o DTR-1 não tem saída de áudio, então não teria como testar mesmo).

Já o teclado não funciona. Não consegui identificar o motivo, simplesmente não funciona. Um teclado USB comum funciona sem problemas. Talvez um outro conversor USB-PS2 funcione. Vou testar isso.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.