Arquivo diários:28/06/2013

E os MSXs da Talent? Daonde vieram? Para aonde foram? Lá tem Gradius?

Mais um do nosso amigo Eliazer Kosciuk. É sabido até do reino mineral que a Argentina, na figura da Talent, produziu importou MSXs feitos pela Daewoo e vendeu sob sua marca na terra onde Maradona é Deus. Mas não sabíamos nada a respeito… Até agora.

Que tal uma entrevista com um dos donos da Talent na época? Tá aqui o vídeo, ó:

Fonte: Fórum Retrocomputacion.

Uma passada nas maluquices MSXzeiras coreanas

A Coreia do Sul pode não ter tido uma grande cena MSXzeira durante a época comercial do padrão, mas nos tempos atuais tem uma comunidade ativíssima, sempre se superando na arte.

***

De vez em quando falamos aqui dos experimentos da comunidade MSXzeira coreana com placas de OCM (e, toda vez, choramos com o fato deles não venderem pra fora da Coreia com medo de quem ainda tenha os direitos sobre as ROMs MSX). Graças ao MRC, temos o mais novo membro deste clube: o Zemmix Neo.

Os autores da belezura aí de cima, o grupo Retroteam Neo, só fez 100 destes OCMs com este belo case CNC emulando o Zemmix, a 260 dólares. E só. Só 100. Vendidos para a Coreia. E você não passou nem perto de comprar um deles. Tem um longo thread no forum do MRC pra quem não quer chorar sozinho.

***

Um dos que gostam de botar água na boca do resto do mundo é o usuário Painkilla, autor de diversos modelos de OCM. E que, agora, resolveu fazer seu próprio cartucho MIDI, a MIDI Interface 3, compatível com o TR GT e do tamanho de um cartucho Konami.

painkillamsxmidi1

***

E já que falamos de cartucho, que tal estes cartuchos pretos, brancos e transparentes de Overrich? E ainda são fáceis de abrir, para alegria dos desenvolvedores.