Uma passada nas maluquices MSXzeiras coreanas

A Coreia do Sul pode não ter tido uma grande cena MSXzeira durante a época comercial do padrão, mas nos tempos atuais tem uma comunidade ativíssima, sempre se superando na arte.

***

De vez em quando falamos aqui dos experimentos da comunidade MSXzeira coreana com placas de OCM (e, toda vez, choramos com o fato deles não venderem pra fora da Coreia com medo de quem ainda tenha os direitos sobre as ROMs MSX). Graças ao MRC, temos o mais novo membro deste clube: o Zemmix Neo.

Os autores da belezura aí de cima, o grupo Retroteam Neo, só fez 100 destes OCMs com este belo case CNC emulando o Zemmix, a 260 dólares. E só. Só 100. Vendidos para a Coreia. E você não passou nem perto de comprar um deles. Tem um longo thread no forum do MRC pra quem não quer chorar sozinho.

***

Um dos que gostam de botar água na boca do resto do mundo é o usuário Painkilla, autor de diversos modelos de OCM. E que, agora, resolveu fazer seu próprio cartucho MIDI, a MIDI Interface 3, compatível com o TR GT e do tamanho de um cartucho Konami.

painkillamsxmidi1

***

E já que falamos de cartucho, que tal estes cartuchos pretos, brancos e transparentes de Overrich? E ainda são fáceis de abrir, para alegria dos desenvolvedores.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Uma passada nas maluquices MSXzeiras coreanas

  1. Tambem estao mais para Clube do Bolinha!!! Todas essas criacoes só estão disponiveis pra eles.

  2. Em retaliação, Vamos fazer um movimento pedindo pro Norte-Coreano testar logo aquele míssil ? Ou então pior, vamos ameaçar devolver o Kim pra eles 😉

  3. Em comunicado oficial a Organização das Nações Unidas informa que a Coreia do Norte poderá utilizar todo o armamento termonuclear que desejar porém a devolução do Kim está fora de cogitação 🙂

  4. Aliás, falando sério agora, a interface MIDI é bem simples e bem interessante; claro que falta a ROM com a extensão para o MSX-BASIC (nossa, como será que fica? como será que é?). Só acho que a colocação de dois conectores mini-DIN saindo da placa poderia ser melhor pensado… sei lá, um DB15! Mas no todo uma ideia bem interessante.