A volta dos keyboard PCs?

O keyboard PC, formato basilar dos micros clássicos dos anos 80, começou a rarear a partir da metade dos anos 90 e praticamente desapareceu nos anos 2000. O formato foi recuperado pela Asus com o EeePC Keyboard, utilizado para micros de nicho como o NorhTec Gecko Surfbord e usado num dos seus exemplos mais icônicos pela Commodore USA, mas nas últimas semanas uma série de acontecimentos parece ter reacendido a chama deste formato clássico.

O primeiro sinal, claro, envolve Raspberry Pi: um alemão colocou um RasPi dentro de um teclado Cherry G80-3000.

O segundo sinal veio a partir do Liliputing, que descobriu o Great Wall U310 (ou Diablotek U310): Intel Atom D525 com GPU Intel GMA3150, 2GB de memória, 500GB de HD, Wifi, VGA, USB e Ubuntu Linux.

E o terceiro sinal vem da DealExtreme, que anunciou com fanfarra ter em estoque o Grefu D525, com especificações idênticas ao Great Wall/Diablotek U310, além de um touchpad do lado direito.

Não sabemos se o formato vai se novamente tornar popular, mas certamente ficamos felizes de que, pelo menos, ele voltou à toda ao mercado 🙂

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “A volta dos keyboard PCs?

  1. Sugestão de episódio pro Retrocomputaria:

    “A Renascença da Computação Fudeba?”

    (Isso aí, Raspberry Pi, Arduino, Propeller… bons ventos chegando!)

    1. Ué! Considerando que as TV atuais tem entrada VGA, ou HDMI, é só arrumar o cabo!

  2. Entendi direito? Dentro desse ‘bichinho’ tem um computador completo, com memória, HD, processador etc, é só conectar no monitor?