O IMSAI da Apple…

Os irmãos Dick e Cliff Huston são dois engenheiros que trabalharam na Apple entre os anos de 1977 e 1984. Foram, respectivamente, os funcionários número 25 e 27, ou seja, estavam lá quando tudo começava e, o mais interessante, guardaram uma quantidade absurda de material daquela época ao qual estão vendendo uma parte.

Inclusive o código fonte do ProDOS 1.0, disponibilizado pela Brutal Deluxe, veio justamente do acervo deles. E o item que eles puseram agora a venda é, simplesmente este IMSAI 8080 (aquele computador primo do Altair 8800 e que estrelou como coadjuvante no filme Jogos de Guerra):

Mas o que a Apple fazia com um IMSAI 8080? Simples, este equipamento foi utilizado por Randy Wigginton (na época menor de idade e que trabalhava na Apple em meio período*) para finalizar os ajustes que transformaram o Microsoft BASIC para 6502 no Applesoft BASIC que todos conhecemos. A (longa) história começa com um terminal de teletipo conectado a um computador remoto em uma conexão de 110 bps (sim! 110 bits por segundo!), uma fita magnética que se tornou ilegível (backup? para que?) e a necessidade do BASIC com ponto flutuante em dezembro de 1977! Vale a pena ler como o IMSAI 8080 salvou o dia!

Infelizmente o equipamento está sendo vendido pelo seu valor histórico e, a princípio, não está funcionando mas, talvez, até esteja já que eles não ligaram para testar.

(*) De acordo com os irmãos Huston o “meio período” era apenas no ponto de vista legal e para a mãe do Randy.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.