No, hoje, já remoto e longínquo episódio 2 do Retrocomputaria (continente europeu), falamos sobra a quase ausência de computadores nativos na França e sobre o quanto o Minitel pode ser considerado como o culpado de tudo. E realmente o cenário francês, principalmente nos computadores de 8-bit, foi bastante pequeno. E, quando comparado com seus vizinhos espanhóis (ZX Spectrum), alemães (C64) e holandeses (MSX) fica menor ainda. E, sim, não esqueci que a INFOGRAMES é francesa!
Mas acontece que o Apple II, e posteriormente o Macintosh, foi bastante popular na França. E é em algum canto de Paris que está localizada a Brutal Deluxe Software, um pequeno grupo de programadores especializados em Apple II e Apple IIGS que estão por aí produzindo software desde 1992 (sim gente, 20 anos!).
E o sítio deles tem bastante coisa! Desde de produções próprias como o editor de telas T40, para Apple II, até a versão de Lemmings para Apple IIGS ou a tradução do System 6.0.1 para o francês (ou seja, Système 6.0.1). Código fonte do VisiCALC e do ProDOS, documentação técnica e dois projetos deles de catálogo do software francês para Apple II e de recuperação do software originalmente disponível em fita cassete.
Para quem tem um Apple II, ou quer apenas conhecer o trabalho deste grupo e do de seus conterrâneos (patrícios?) vale a pena a visita!