Este é o Retrocomputaria 25.
Neste episódio, fechamos a Santíssima Trindade dos chips de micros clássicos com um dossiê sobre o Motorola 68000. Falamos das motivações da Motorola para criar uma nova arquitetura, do lançamento, das características técnicas da arquitetura e dos membros da família (68000, 68008, 68010, 68012, 68020).
Também no episódio, seção de notícias.
E lembrando: dia 11 de agosto é a Retro Rio!
Ficha técnica:
- Participantes: Ricardo, João, Cesar, Sander e Giovanni
- Duração aproximada: 67 minutos
- Músicas de fundo: Músicas do Sharp X68000
URLs do podcast:
- 2012 das efemérides, 100 anos de nascimento de Alan Turing: O livro “O homem que sabia demais”, Os hábitos muito produtivos de Turing, o Google Doodle.
- Logicomix.
- Entrevista com Steven Solie, o principal desenvolvedor do AmigaOS 4.
- O NetBSD/Amiga agora suporta as ELBOX Mediator PCI 1200.
- EmuTOS para Amiga.
- Port do AmiQuake 68k para AGA/RTG.
- Mauro Xavier, da Casa dos Nerds, resenha o Sharp X68000.
- Daniel Campos, do AMX Project, fez um unboxing do Atari 800XL.
- Um POKEY no seu bolso, graças aos poderes do PIC32.
- Nova versão do DivIDE à venda, para alegria do seu Spectrum (seu TK deve esperar um pouco mais).
- WYZ Player para Amstrad CPC, MSX e ZX Spectrum.
- Hideo Kojima: “Sem MSX, não haveria Metal Gear”.
- Moonblaster 1.4 (MSX) agora é freeware.
- MSXplug #1: use seu iDevice para carregar fitas cassete no seu MSX.
- Um protótipo MSX (um Yamaha MSX2), que pertenceu à equipe de Kay Nishi.
- Um Raspberry Pi num corpo de um TRS-80 Model 100.
- Hackaday Retro Edition e casos de sucesso de acesso à Retro Edition com micros clássicos.
- Jogos 80 FM.
Siga-nos no Twitter: @retrocomputaria. Envie-nos um email também, caso você prefira. Ou então comente aí embaixo. Nós iremos ler, acreditem!
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Sobre a história dos 23 pinos de endereço e dos 16 megabytes: a princípio, para endereçar 16 mega, você precisaria 24 linhas de endereço, já que 2^24=16.777.216. Mas o processador em questão é de 16 bits, ou seja, cada leitura de memória te dá DOIS bytes. Portanto, pra ter 16 mega você só precisa da metade dos endereços e portanto de uma linha de endereço a menos, logo as 23.Pelo mesmo motivo, vários processadores de 32 bits têm 30 linhas de endereço e não 32, porque cada leitura te dá 4 bytes.
Esclarecendo: quando eu digo “o processador em questão é de 16 bits”, eu falo do número de linhas de dados, não do funcionamento interno.
O Atari 800XL já foi ressuscitado e está quase pronto para a RetroRio. O “quase” é porque acabei de comprar um acessório para ele, porém não sei se chegará a tempo do evento. Qual é o acessório ? Depois eu conto…rsrsrsAgora, a culpa de eu ter comprado um C128 é do Tabajara. Ele que ficou enchendo minha paciência no Facebook, enquanto eu estava lá, para trazer um Talent MSX. Fiquei com raiva dele e só de birra trouxe o C128…rsrsrsAbs,Daniel
Inspirado por este episódio e pelo Atari ST meio baleado que comprei, criei este grupo de discussão: https://groups.google.com/group/sessentaeoitomilEspero que esta modesta iniciativa não seja redundante.