RetroRio 2024 – O que mais aparecerá por lá?

Falta uma semana para a RetroRio 2024, gente! Nós estamos na correria para fazer desse um baita evento, e… Você já se inscreveu lá no Sympla? Não? Então corre lá e se inscreve, é de grátis. Se você for expositor, a data limite é amanhã, dia 27 de julho!

Mas eu queria falar mais um pouco do que teremos lá exposto. Vocês sabem que prezamos por uma diversidade retrocomputacional grande numa RetroRio. Na postagem anterior, falamos sobre alguns dos equipamentos que teríamos lá expostos. E agora temos mais informações sobre outras arquiteturas que lá estarão acessíveis e disponíveis. Então… Segue o fio!

Teremos a presença esfuziante (epa) de um legítimo integrante da estirpe dos Apple II. Sim, senhoras e senhores, teremos Apple IIc presente no encontro! Essa máquina assaz simpática e inspiradora (inspirou dos SVI-738 aos Laser 128) estará presente, em toda a sua compacidade e brancura. Falamos um tanto dele no episódio 131, quando falamos do Apple IIgs.

Quem ouviu o episódio 140 passou a conhecer mais a respeito desse computador que a gente rotulou como “o IBM-PCjr que deu certo“, ou o ancestral dos PC gamers (sem LEDs, por favor). O Tandy 1000 foi uma máquina padrão IBM-PC (pero non mucho) que mostrou que o padrão de microcomputador da IBM também poderia ser bom em jogos! Ele fará o seu debut nessa RetroRio, então não perca!

Já os Matra Alice são figurinha fácil nas RetroRio e nos nossos podcasts, tendo sido mencionado nos episódios 51 parte B e 107 parte B. É uma máquina francesa, é uma máquina vermelha, é bem assemelhada ao TRS-80 MC-10 e como curiosidade maior, as artes da caixa e dos manuais foram assinados por Jean “Moebius” Giraud (1938-2012), um dos ilustradores mais consagrados da Europa. Se bem que eu prefiro o trabalho que ele assinou como Gir… E eu também gosto da Garagem Hermética… Mas isso aqui não é uma postagem sobre quadrinhos europeus, então...

E para completar o repertório do estranho, do bizarro e do inesperado… Um Dick Smith VZ200, vindo diretamente de down under, da terra do Outback, a Austrália! Falamos de Austrália no episódio 62, onde mencionamos essa arquitetura tão pitoresca quanto o seu país de origem.

Então… Acabou? Não.

Essa será uma presença inédita numa RetroRio: Uma workstation Sun Ultra 1, rodando Sun Solaris 7, e com um BBS da Fidonet à toda! Falamos muito pouco de estações de trabalho Sun nesses anos todos de Retrópolis, mas falamos de BBS e a respeito da Fidonet no episódio 103. Pretendemos por alguns micros de 8 e 16 bits conectando nesse BBS e trocando a clássica mensagem: “Quer tc?

E uma última coisa… Teremos uma arquitetura surpresa aparecendo no encontro. Não vamos falar mais nada a respeito, apenas que teremos surpresas também!

Então… Se você ainda não fez sua inscrição como participante (como assim, não fez?) clique aqui (ou no logo aí do lado) e se inscreva lá no Sympla. Como sempre dizemos, nosso objetivo é ter uma contagem de quantas pessoas foram ao encontro, e dessa forma fazer esse registro. A inscrição e a entrada são gratuitas. Várias pessoas que já foram, tem recebido por e-mail as nossas comunicações, falando do encontro.

Se você quiser expor algo, pedimos que você se inscreva como expositor e colabore conosco para manter o evento. Teremos custos, como aluguel de mesas, confecção de banners, brindes (sim, vai que vai ter brinde!) e outros itens. Esse dinheiro que os expositores pagam, é usado para pagar os nossos custos do evento. O prazo se encerra amanhã para expositores, mas para participantes, ele fica aberto até o último micro ligado.

Portanto… save the date: RetroRio 2024, dias 2 e 3 de agosto (sexta e sábado), das 09 horas até as 17 horas. CEFET-RJ – Rua General Canabarro, 485 – Maracanã – Rio de Janeiro. Entrada gratuita. Não perca!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.