Acho bem provável que você já tenha ouvido falar do jogo Myst.Se você nunca ouviu falar, recomendo que clique no link anterior, vá lá, leia tudo e pronto, volte para cá. Fez isso? Ótimo. pois saiba que estão portando o Myst para o videogame mais famoso da Atari.
Aliás, eu não sabia, mas:
- Myst não tem fã-clube. Fã-clube é para os fracos, Myst tem encontro anual de fãs, o Mysterium. E na edição 2023, este jogo foi apresentado.
- Foi feito um port de Myst inicialmente para o Apple II pelo mesmo programador que está produzindo esse port para o Atari 2600. Seu nome é Vince Weaver.
Claro que em um cartucho de Atari, não cabe todo o jogo. Logo, este é um demake parcial, com um número suficiente de puzzles e desafio, o bastante que coube em um cartucho de 16 Kb.
Há uma matéria interessante no Time Extension a respeito desse port, mas eu vou deixar vocês com um vídeo de gameplay, lançado há menos de um mês.
Inclusive aqui está o site oficial desse demake, com muitas informações interessantes, e um link para uma tentativa de speedrun em 2:46. Vale uma olhada, inclusive a FAQ, que responde a principal pergunta: Por quê? Porque é legal, ora. E isto nos basta.
Rapaz, que beleza hein!!! Sensacional.