Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.
Esta é a Parte A do Episódio 158.
Sobre o episódio
Lembram que nós ameaçamos a gravação ao vivo deste episódio, remarcamos a gravação ao vivo, relembramos caso você ainda não tivesse sido informado e gravamos este episódio ao vivo?
Então. Este é o episódio sobre a IBM. E, como falamos de IBM, e tivemos um vilão especialmente convidado, o Marcelo Sávio, o episódio virou dois tomos, para ocupar seu outubro e novembro com a Big Blue.
Sobre esta parte
Demos uma volta temporal para falar de workstations, porque, sim, a IBM fez workstations mesmo na era de ouro dos mainframes.
E, sim, falamos de computadores pessoais, e chegamos no PC, e chegamos na guerra dos clones etc etc etc. Não seria um dossiê IBM em Retrópolis sem isso.
Links desta parte do episódio
- Para ouvir no Youtube
- IBM 1620 – Wikipedia
- IBM 1130 – Wikipedia
- IBM RT PC-page
- IBM 5100 – Wikipedia
- IBM 5110 – Wikipedia
- IBM 5120 – Wikipedia
- IBM Personal Computer – Wikipedia
- IBM Personal Computer XT – Wikipedia
- PC-based IBM mainframe-compatible systems – Wikipedia
- Phoenix Technologies – Wikipedia
Antes de sair…
Os episódios do Retrópolis estão, como todo o conteúdo produzido pela Municipalidade de Retrópolis, em muitos lugares: Spotify, Apple Podcasts, Deezer, YouTube Music e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.
Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.
E o nosso muito obrigado ao Guilherme Mittmann por ter nos autorizado a usar músicas do seu projeto SuperClefBros neste episódio, como fundo para nossas vinhetas e spots.
Podcast: Play in new window | Download
Assine: RSS
Um dos melhores episódios de um dos melhores Podcasts, estão de parabéns.
Meu comentário sobre a IBM: Eu cresci com o imaginário que a IBM e Microsoft eram corporações do mal, o que me fez (ainda bem) adotar o Linux bem cedo, ainda nos anos 90, mas sempre invejei colegas que tiveram diferentes Aptivas até Thinkpads, adorava trabalhar com AIX até 2011 e sempre sonhei em trabalhar na IBM.
Pergunta: Se a IBM tivesse tomado decisões diferentes e tivessem lançado uma arquitetura de PC (“padrão”) que não tivesse sido clonada, quem iria dominar? Commodore? Padrão MSX? Apple?
Provavelmente uma arquitetura que na nossa linha do tempo nunca existiu e baseada no 68000. Talvez algo feito pelos caras do Amiga, mas com um jeitão diferente do Amiga que conhecemos. Ou algo feito pela Tandy em vez do Tandy 1000. Praticamente o único requisito seria a arquitetura ser aberta e de portabilidade fácil de 16 para 32 e 64 bits.