Talvez você não saiba quem é esse sujeito aí de cima, de bigode, cavanhaque e cabelo preso num rabo-de-cavalo. Mas se você visitou o MSX Resource Center (MRC – não MIRC, MRC!) nos últimos tempos, você topou com uma postagem, um comentário ou algum material escrito por ele. O Hamlet era um usuário bem ativo no site, tanto que se tornou parte da equipe administrativa. E ele foi vitimado por uma doença grave e que o matou no no dia 17 de abril de 2024, aos 53 anos.
Reproduzo aqui o texto a respeito dele que foi publicado no MSX.org:
Markus, um frequentador assíduo do MRC que usava o apelido Hamlet, acabou se tornando parte da equipe de administração. Em sua função administrativa, ele era conhecido por criar imagens em miniatura distintas e reconhecíveis para publicações de notícias. Sua paixão como artista era evidente em suas criações com temas de MSX. Os testes de Natal que ele conduziu nos fóruns por muitos anos permanecem inesquecíveis, marcados por perguntas difíceis relacionadas ao MSX e imagens de hardware e software de sua própria coleção. Também digno de nota é o Loot Box, um legado contínuo de recompensas relacionadas ao MSX concedidas a sucessivos vencedores.
Nos últimos anos, Markus ganhou reconhecimento por sua participação na reunião de Nijmegen (Holanda). Ele transportou uma sala de estar inteira para montar meticulosamente o estande, exibindo uma variedade dos mais raros e exclusivos dispositivos relacionados ao MSX. Eles variavam de plotters básicos a uma elaborada arena de batalha com braços robóticos, encantando todos os presentes. Markus também foi a força motriz por trás do encontro de MSX de Stuttgart (Alemanha) em 2022.
Os pôsteres de computadores de seu estande, grandiosos e artisticamente apresentados, eram impossíveis de perder e serviam de vitrine para sua outra paixão: arte e fotografia. E quem pode se esquecer de seus impressionantes MOCs de gabinetes de computador Lego? As evidências desses trabalhos artísticos podem ser encontradas no MSX.pics, um site dedicado a imagens de MSX criado por Markus.
O MSX sempre foi uma fonte de admiração para os colecionadores, e para Markus não é diferente. Fossem inovações ou achados raros que estavam fora de alcance durante sua adolescência nos anos 1980, ele sempre se entusiasmou em restaurar o hardware e alegrar os rostos de outros entusiastas.
Ele sentia uma imensa alegria ao se conectar com as pessoas, o que fazia com que fosse fácil criar um vínculo com ele. Sua natureza acolhedora fazia com que fosse difícil alguém não se sentir à vontade em sua presença. Por meio de interesses comuns ou discussões cativantes, ele era excelente em unir as pessoas e promover um ambiente amigável e inclusivo.
Queremos expressar nossa gratidão a Markus pelas lembranças queridas, pela alegria e pelo entusiasmo compartilhado que melhoraram muito nossas vidas. Descanse em paz, amigo.
Eu confesso que tive pouco contato com ele, nas minhas andanças pelo MSX.org. Me surpreendi ao ver que a sua última postagem foi no final de novembro de 2023 – e eu achava que ele estava ainda na ativa, logo é por isso que eu fui surpreendido com o seu falecimento.
Mas do pouco contato que tive com ele, foi uma pessoa muito agradável e simpática. Gostaria de ressaltar o MSX.pics, site que ele mantinha, era um achado para ver fotos relacionadas a MSX. Não só fotos de micros e jogos e encontros… Mas fotos como essa abaixo:
Eu sempre gostava de ver as fotos que ele fazia, com os MSXs em locais inesperados, de forma a compor uma cena. Outro exemplo está aí embaixo:
Ou uma das minhas favoritas:
Se você não tomasse cuidado, você perderia horas admirando as fotos que ele postava. Eram composições de cenas muito bonitas, misturando a tecnologia com elementos onde ela não estaria presente.
Recomendo que você leia os comentários no MSX.org, que nesse momento que redijo esse texto, passam dos 60. É um relato comovente de como uma pessoa impactou uma comunidade.
Sentiremos falta. Que ele descanse em paz, e que todos nós, que fomos impactados por sua presença, sejamos consolados.