E os Johns se reúnem novamente para matar aliens.

Todo mundo lembra uma história de duas pessoas geniais que tiveram muito sucesso, mas depois de um tempo começaram a brigar e a parceria foi-se embora. Eu poderia citar Gilmour e Waters, Lennon e McCartney, entre muitos outros. E esses dois cidadãos aí em cima, John Carmack e John Romero.

Se você não sabe quem eles são, vai lá ouvir nosso Dossiê… Ah, eu não vou dizer qual é o jogo que eles criaram, só vou dizer que é o episódio 88, parte A e parte B. Pela primeira vez, em muito tempo, esses dois sujeitos sentarão para conversar sobre os 30 anos da sua criação, em 10 de dezembro de 2023, em um evento transmitido pela Twitch, já anunciado nas redes sociais do John mais careteiro. O moderador do debate será David L. Craddock, o autor da série intitulada Rocket Jump,

O artigo do Ars Technica fala muito a respeito da amizade, do respeito e do fim dele, chegando a ponto do Carmack criar um software para monitorar quanto tempo o Romero estava trabalhando… Para provar que ele era um procrastinador! O sucesso de sua criação, que marcou o mundo dos jogos de computador (afinal, até hoje querem rodar o jogo deles em tudo que é lugar), também despertou uma guerra de egos que dividiu uma empresa e fez ambos seguirem caminhos diferentes: Enquanto Carmack passou pela indústria de jogos, foi para realidade virtual, redes sociais (e caiu fora), Romero continuou fiel à sua visão (mesmo com o Titanic Daikatana afundando com ele no leme) e está trabalhando com desenvolvimento de jogos.

Enfim, se você quiser assistir, compareça no domingo, dia 10 de dezembro (daqui a 3 semanas) e acesse o perfil do Romero na Twitch. Enquanto o debate não chega, eu vou ali com uma motosserra matar uns monstros em Marte…

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.