Mais um kit de Apple 1 à venda.

Eu vou confessar procês que eu acho o Apple 1 um equipamento superestimado. Na minha opinião (que vale nada), eu acho que falam tanto do Apple 1 porque ele foi o primeiro computador lançado pela empresa da maçã, e apenas isso. Eu sempre achei o Apple II (1977) muito, mas muito mais interessante e cheio de possibilidades do que o controlador de terminal bombado que o Woz projetou lá atrás. E eu tenho certeza de que essa celeuma toda é devido à associação que se faz (ainda) ao nome do Steve Jobs. Mas, de qualquer forma…

O site Adwater & Stir (adorei o nome) anuncia um kit de Apple 1, segundo eles, “é mais do que um emulador, mas menos do que uma recriação. Eu o chamaria de uma “reimaginação” do histórico Apple 1 de Steve Wozniak“. Logo, por US$ 129,95, você pode ter um Apple 1 com recursos “modernos”, como porta USB, VGA, entrada pra cartão microSD… Mas também tem 8 Kb de RAM, um 6502, um 6821 como PIA (Peripheral Interface Adapter), entre outros componentes. O autor investe tempo explicando por quê ele decidiu fazer um Apple 1,  e a sua sinceridade é quase um “sincericídio”, quando ele diz que “O mundo certamente não precisava de outro Apple 1 “parecido”. De fato, hoje em dia é possível obter o código-fonte completo e construir sua própria réplica exata de um Apple 1“. Mas ele explica seus motivos, que são bem nobres e justificáveis. Como ele mesmo diz, “Meu interesse real é construir kits acessíveis, já que cresci na geração dos kits Heathkit, Altair 8800, COSMAC Elf e ZX-80/81“. Juan, você não é o último fã do COSMAC Elf…

Se você ficou interessado, saiba que o preço está bem aceitável. Eu é que não tenho lá muito interesse em Apple 1… Continuo dizendo que a maior criação do Woz foi o Apple IIe. Change my mind.

Ficou interessado? O site é esse aqui. Vai lá e compre o seu!

E para fechar o post, uma foto desse kit com uns dispositivos velhos, como um monitor VGA e um teclado mecânico.

 

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

3 pensou em “Mais um kit de Apple 1 à venda.

  1. O grande diferencial do Apple I em relação aos outros computadores da época foi o uso de memória dinâmica mais barata que a memória estática dos concorrentes. Por isso uma réplica moderna que aproveita os custos atuais de memória e coloca um único chip de memória estática eliminou o aspecto mais importante do original.

  2. O grande feito do Apple I foi mostrar que era possível fazer um computador a custo baixo em relação ao que existia na época. Não fosse o Apple I talvez a Apple não tivesse recebido o aporte de dinheiro necessário para fazer o Apple II e se tornar a empresa que nós conhecemos.

Os comentários estão fechados.