Na nossa curadoria de material interessante, sempre que podemos, indicamos algum material que talvez não caiba em um Repórter Retro, mas possa ser interessante de ser visto por todos. Então temos aqui um documentário, um demo, uma conversão de um jogo e um computador clássico com GPU!
Começando fora de ordem, topamos com esse vídeo impressionante de um demo para o Commodore Plus4, o False Idols. É um lançamento do grupo Gotu, apresentado na Árok 2023 Party, mas combina trabalhos dos grupos Exceed, Gotu, Methabolix, Muffbusters, NST, Resource. Eles ganharam o primeiro lugar no campeonato para micros de 8 bits.
Em segundo lugar, o jogo Xenon 2: Megablast começou a ser portado para o ZX-Spectrum 128, em 1991. Lembram desse shoot n’ up para Amiga? Então, imagine ele no Speccy? Pois é, mas ao ser monocromático, foi mais fácil implementar coisas como scroll parallax. O desenvolvedor, Dave Spicer, preservou os protótipos, e nesse link aqui você pode ver o vídeo de 2 minutos dele funcionando. Ficou interessado em baixar? Leia a matéria do Games That Weren’t e baixe pra jogar no mais emblemático filho de Sir Clive Sinclair. Ah, vale lembrar que parte da música principal do jogo aparece na abertura dos nossos episódios.
Já mencionamos o BeOS em algumas ocasiões passadas, apesar de estar fora do nosso ponto de corte. Mas ele é um sistema operacional com uma história muito curiosa, trabalho de Jean-Louis Gassett e que vive hoje em dia no sistema operacional de código aberto Haiku. Este vídeo é um documentário de pouco mais de 40 minutos apresentando a história desse sistema que, entre outras coisas, quase foi o escolhido para ser a base do atual MacOS (na verdade foi o NextSTEP, mas isso é outra história).
E por último, um vídeo do amigo do Giovanni Nunes, o Noel Llopis, que resolveu explorar o Fujitsu/Secoinsa FM-7, um computador hispano-nipônico com dois processadores, sendo que o segundo funciona como uma GPU, na prática. Muito louco, né? Vejam e se divirtam (ou se apavorem).