Episódio 142 – Dossiê Unix – Parte A

Bem-vindos ao podcast Retrópolis! Apresentado pela Municipalidade de Retrópolis.

Esta é a Parte A do Episódio 142.

Sobre o episódio

Vocês viram este episódio 142, o Dossiê Unix, sendo gravado. Agora vocês estão ouvindo o episódio editado. Mas o Augusto Campos e o Osvaldo Santana continuam lá, então não precisam se preocupar.

Sobre esta parte

Para falar em Unix, tivemos que falar em Multics, GE, Bell Labs e PDP-7; quando finalmente chegamos ao Unix (e a Ken Thompson e a Dennis Ritchie…), falamos da gênese do sistema, de como o sistema foi ganhando forma (o uso da linguagem C, a portabilidade etc), de como finalmente foi apresentado ao mundo em 1973, de toda a dança das versões e de como chegamos a BSD e ao System V.

Links desta parte do episódio
Antes de sair…

Os episódios do Retrópolis estão, como todo o conteúdo produzido pela Municipalidade de Retrópolis, em muitos lugares: Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer, YouTube e, usando nosso feed RSS, qualquer programa para escutar podcasts.

Além disso, não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

E o nosso muito obrigado ao Guilherme Mittmann por ter nos autorizado a usar músicas do seu projeto SuperClefBros neste episódio, como fundo para nossas vinhetas e spots.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

3 pensou em “Episódio 142 – Dossiê Unix – Parte A

  1. Episódio sensacional como sempre, ri alto a hora de falaram de atualizar debian e a galera com medo, eu aqui usando debian sid.

    1. Estou ficando velho, o máximo que já usei foi o Debian instável, quando comprei meu notebook, para funcionar o leitor de digitais. Depois, só estável.

      1. Realmente problema de versões instáveis é isso, as vezes uma atualização que você executa pode ferrar muita coisa do sistema mas, é essa a graça do sistema rs, uso apenas em minhas máquinas pessoais, em máquinas de produção só estável.
        Abraços, obrigado pelo trabalho de vocês, estou devendo um café, em breve irei me redimir.

Os comentários estão fechados.