John Wick e computação clássica.

Por ocasião desse post, está nos cinemas o quarto capítulo da saga de John Wick, onde um matador de aluguel aposentado continua passando o rodo no submundo do pessoal que mata por mais do que uma galinha. Mas… O que John Wick tem a ver com computação clássica?

No terceiro filme da saga, Wick é colocado pela Alta Cúpula como um excomungado, por ter cometido um erro grave (sem spoilers aqui), e é colocada uma recompensa de inicialmente 14 milhões de dólares por sua cabeça.

E vemos o setor administrativo da Alta Cúpula, que funciona como um departamento bem antiquado de uma empresa atual… E temos um Commodore VIC-20 com um monitor MCA! Este computador é usado para enviar, via SMS, o alerta a respeito de alguém cuja cabeça foi posta a prêmio. Agora, tirando que tem nada a ver um monitor do IBM 5150 com um legítimo filho de Jack Tramiel, a questão é… Por que eles usam um computador clássico nesse setor?

Li algumas especulações, mas nesse post no Reddit, um usuário deu uma explicação plausível.

A razão é controle. Por razões óbvias, eles não podem ter o governo bisbilhotando em seus assuntos, e um velho computador doméstico se encaixa bem. Barato para consertar, de modo que nenhuma nota fiscal suspeita, um técnico dedicado é tudo o que é necessário, controle total sobre os protocolos de comunicação, segurança absoluta por causa de software feito em casa, evitando assim spyware e malware. Geralmente, a segurança através da obscuridade.

Claro que teve gente que não concordou com essa afirmação, e por ocasião da redação desse texto, já são 87 comentários. Alguns citam outras séries e filmes, vale a lida. Eu achei a explicação bem plausível.

E você? O que você achou? Comente aí embaixo.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.