[UPDATE] Uma reparação histórica.

Ao longo da história, etnias, grupos populacionais e pessoas sofreram injustiças muito grandes, e que requerem compensações. Em alguns casos, as compensações são financeiras, arbitradas por juízes de direito. Em outros casos, são políticas governamentais de inserção social. Há ainda o recebimento de itens que lhes pertenceriam por direito. Essa é uma dessas histórias.

Acho que a maioria dos nossos ouvintes sabe, mas o Juan Carlos Castro y Castro, nosso “vovô garoto” da equipe desse podcast e site, trabalhou numa empresa chamada Novo Tempo/LZ, nos anos 1980. Enquanto alguns de nós estávamos ainda na quinta série (tá, alguns de nós nunca saíram de lá), o Juan já estava trampando numa empresa de informática, e esta empresa criou um clone do TRS-Color, o CoCo, que é o Color 64. Esse é um dos motivos pelos quais o CoCo é o “pai fundador” da fissura do Juan por micros clássicos (o resto da equipe foi toda formada/deformada pelos MSX mesmo).

Então, quando conhecemos o Juan, em 2012, sabíamos que obter uma máquina feita pela LZ era um Santo Graal para ele. Afinal, ele trabalhou na empresa, e relatou isto a nós no episódio 28. E aí…

A primeira derrota.

Em outubro de 2012, o nosso chapa e ouvinte (meio sumido, inclusive) Daniel Campos adquiriu um Color 64 numa de suas andanças pelas feiras do rolo do Rio de Janeiro. Foi o primeiro de muitos CoCos, tanto que ele hoje organiza o único encontro de usuários CoCo do território nacional, o encontro do Clube Color Rio.

Há aqueles que dizem que ele teve sorte, mas não levam em conta o tempo que ele gastou indo a feiras e achando NADA. Aí ele acha, e desdenham, dando crédito apenas à sorte.

A questão é que o Daniel visitou muita feira e conseguiu este que foi o seu primeiro CoCo. Naquela época, o Juan tinha feito uma cirurgia de catarata. Logo, ele não podia forçar a visão, devido ao repouso necessário. E o Daniel anunciou a compra daquele Color 64. Segue o trecho de um e-mail enviado em várias listas de discussão (algo retro hoje em dia), postado em 18/10/2012:

JUAN, CHORA!!! EU DEIXO!!! EU TE AVISEI QUE AINDA IA ACHAR UM DESSES!!! Depois eu deixo você brincar um pouco com ele!!!! 😀 😀 😀

E alguns e-mails abaixo, o Juan responde:

Algo me disse que eu deveria ligar o micro hoje, mesmo não podendo. Temos muito o que conversar. Estou desligando agora, para não cansar o olho operado.

Numa conversa entre nós, do então Retrocomputaria, era que isso daria o que falar. O Juan nos disse posteriormente que ele “faria uma oferta que o Daniel não poderia recusar“.

Toquem a música de “O Poderoso Chefão” ao fundo.

Mas ao contrário do que foi dito, o Daniel seguiu firme, resistiu bravamente e não vendeu o Color 64 ao Juan. Ele perdeu essa.

A segunda derrota.

Posteriormente, outro fudeba, Ricardo Vinícius, também adquiriu um Color 64 na feira. A foto é esta aí do lado, e é emblemática: O Ricardo Vinícius, usuário contumaz de Amiga, todo sorridente com um Color 64 nas mãos. Eu a encontrei depois de começar uma daquelas faxinas intermináveis no celular – se você não fez, melhor ir fazendo. Mas, se você quiser ver a foto em maiores detalhes, basta clicar nela e ver esse meu xará com o seu troféu.

Finalmente, a vitória.

Chegamos ao final de 2022. Um ouvinte e amigo nosso me contacta sobre alguns itens que ele queria fazer rolo. E rolo é algo que gostamos de fazer, então foi lá olhar. Um dia eu conto como ele conseguiu esse e outros itens – mas não posso dar o nome do santo, só o milagre.

Acontece que, entre os itens encontrados, vi aquele Color 64 da foto que abre este relato. Como vocês podem ver, está bem mal-tratado. O gabinete está quebrado abaixo da barra de espaço. As aberturas laterais para circulação de ar estão na sua maior parte, quebradas. E o gabinete é de fibra de vidro, ou seja, algo bem resistente (e grosso). Me dói saber que essa máquina sofreu um tanto.

Contei a história para esse nosso ouvinte, e disse que o Juan certamente desejaria ficar com esse micro. Ele me autorizou a levar o micro para o Juan, e os valores da venda serão posteriormente tratados por eles (eu sou só o transportador).

Logo, esta é uma reparação histórica que eu colaborei com a sua resolução: O Juan agora tem um Color 64 para chamar de seu. Esse precisa de restauração, testes, muito carinho e amor – e um trato feito por alguém que entenda de fibra de vidro. Mas este é um relato que era necessário fazer, e deixar salvo no Arquivo Municipal de Retrópolis.

Atualização: O Juan conseguiu os pedaços do gabinete que estavam faltando, então agora é uma questão de arrumar alguém que consiga colar essa parte quebrada embaixo da barra de espaços (alguém aí sabe lidar com fibra de vidro, ou conhece alguém que sabe?), e tem também a parte gradeada nas laterais, que demanda uma restauração – essas, ele não obteve os pedaços. Mas é possível restaurá-lo para a sua antiga glória. Mete bronca, Juan!

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

3 pensou em “[UPDATE] Uma reparação histórica.

  1. Já vi computadores em pior estado sendo restaurados, então tenho certeza de que com algum trabalho, esse carinha aí da foto (o trs-color, não o Juan) vai ficar novo em folha! Boa sorte aí na restauração!

    1. Olha, pode crer que eu vou perturbar o Juan para restaurar esse Color 64, ainda mais que a pessoa que vendeu-o para o Juan, achou alguns dos pedaços que faltam do gabinete. Ficou mais fácil agora!

Os comentários estão fechados.