MSXPad Revived… And fixed.

Há pouco mais de 2 anos atrás, eu falei sobre o MSXPad, ambiente de desenvolvimento feito pelo Slotman para programar em Pascal para MSX no PC, e dos acertos que foram feitos para que ele funcionasse no Windows 8 e 10. Está tudo aqui, nesse post.

Acontece que o Pedro Tagwato, nosso leitor e ouvinte, encontrou alguns bugs e enviou-nos um comentário, explicando como corrigí-los. Como a explicação dele é muito útil, decidi colocar num post para torná-la mais permanente.

Segue o relato:


Eu tive um MSX há muuuuitos anos atrás.

Em 2021, decidi brincar um pouco com programação em emuladores de MSX, para relembrar o passado.

Uma ferramenta conhecida para auxiliar na programação em Pascal no MSX é o MSXPad (originalmente SEM suporte para Windows 10/64 bits).

Neste post descobri o MSXPadRevived, que traz esse suporte.

Experimentei e vi que existem 3 bugs no MSXPadRevived:

  1. F6 – Compile – dá erro se já houver um arquivo D.DSK na pasta do projeto (lá deixado por F5 – Compile – Run anterior), forçando o desenvolvedor a ter que excluir manualmente esse arquivo para continuar.
  2. F5 – Compile – Run – inicia o programa no emulador SEM dar qualquer aviso mesmo que o código fonte NÃO tenha sido de fato recompilado, devido ao erro em F6 (então, o que vê rodando é a versão ANTIGA do programa Pascal).
  3. Arquivos * .INC incluídos muitas vezes causam erros de sintaxe malucos (inexistentes) devido ao uso do Dosbox no Windows 10.

Existe uma solução simples para o 3o problema, basta usar o Dosbox-X em vez do Dosbox. Para isso, você deve renomear a pasta e o executável do Dosbox-X para isso.

Mas não há solução para os problemas 1 e 2 acima no MSXPad Revived.

Então, pesquisei um pouco mais e descobri que o Slotman lançou um “fix” para permitir que o MSXPad rodasse no Windows 10/64 bits, mas publicou apenas aqui nesta página (a página está dentro do MSX.org).

Seguindo as instruções dele, instalei o MSXPad original e depois sobrescrevi com os arquivos NOVOS CORRIGIDOS que ele publicou no post.

Verifiquei que TODOS os 3 bugs que ocorrem no MSXPadRevived acima citados NÃO ocorrem no MSXPad original “fixado”.

O MSXPad agora está compilando e tudo funcionando no Windows 10/64 bits, sem erros!


Muito obrigado pela ajuda, Pedro! Essa sua dica ajudou muito os Pascaleiros. E pra quem quiser baixar as correções do MSXPad, estão disponíveis aqui.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

2 pensou em “MSXPad Revived… And fixed.

  1. Tem versão para Linux (da família Debian e derivados – ubuntu, mint, etc) ?

Os comentários estão fechados.