Seu computador japonês ficará obsoleto em 1º de maio de 2019

O calendário japonês  entrará em novo período, ou nova era se preferir, a partir do dia 1º de maio com a abdicação do Imperador Akihito¹. Como manda o calendário japonês, este novo período será representado com o uso de dois nomes, um formado por dois kanjis existentes e outro consistindo de um ideograma completamente novo e combinando os dois primeiros.

Atualmente o Japão encontra-se no período Heisei, iniciado no ano de 1989 e representados pelos ideogramas 平成 ou ㍻ e no calendário japonês a correta representação dos períodos é essencial (principalmente no setor público) e todo o software distribuído no país precisará se adequar para tanto utilizar o nome do novo período como também dar suporte ao novo ideograma que o representa.

Juntamente com o início do atual  período ocorreu também o desenvolvimento dos modernos sistemas de computadores o que torna a situação inédita na indústria japonesa de TI que precisará adaptar seus sistemas em um tempo relativamente curto de tempo.

E claro que isto tudo não incluirá seu simpático computador japonês, fabricado no final da década de 1980 ou início da de 1990, que viverá para sempre em um eterno período Heisei… Claro, a não ser que alguém se disponha a realizar a tarefa de atualizá-lo.  🙂

(¹) Apenas para deixar claro, a abdicação será em 30 de abril, portanto a “nova era” ocorrerá no dia seguinte.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Seu computador japonês ficará obsoleto em 1º de maio de 2019

  1. Not really. ㍻ Is not a kanji. It’s just the two-kanji term 平成 squashed into a single character so they’ll fit in a single space, just like an emoji.

    1. Yes but this combination of kanji is a new kanji itself and the Unicode Consortium has reserved a character to hold it, the U+32FF. It’s very interesting situation because is some kind of Y2K that can occurs without warning… 🙂