Episódio 094 – FPGA – Parte B

retrocomputaria_vitrine_570x190

Bem-vindos ao episódio 94, abrindo a DÉCIMA temporada do Retrocomputaria.

Sobre o episódio

Já meio que falamos de FPGA logo no início do podcast. Agora voltamos ao assunto com episódio próprio e convidado conhecido.

Nesta parte do episódio

Continuamos falando das aplicações de FPGA em retrocomputação, e arrematamos com dicas para quem quer iniciar neste mundo.

Links do podcast

Música de fundo

SID, SID, SID!

Outras formas de ouvir

Não se esqueça de deixar seu comentário aí embaixo; afinal, seu comentário é o nosso salário. No entanto, caso você prefira, entre diretamente em contato conosco.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “Episódio 094 – FPGA – Parte B

  1. Mais um excelente episódio; muito obrigado ao Victor e à equipe do Retrocomputaria!

  2. Como um integrante da lado Tramiel da Força eu espero ansiosamente ambos os projetos Phoenix 256 e Mega65! Sobre esses projetos correções e informações:

    1. O projeto é Phoenix 256 é de uma engenheira, a Stefany Allaire, e não um “cara” como vocês assumiram no podcast, inclusive ela foi inspirada por um post do “The 8 bit Guy”, vejam esse post dele:
    http://www.the8bitguy.com/3543/my-dream-computer-part-2/

    2. O criador do Mega65 fez uma palestra na “Linux Conf AU” propondo criar um celular 4g baseado no Mega65, isso mesmo, ele demonstrou um celular 4G rodando no Mega65!!

    1. Puxa, não sabiamos que o projeto do C256 Foenix (segundo o próprio 8-Bit Guy) foi feito pela Stefany, bacana. E tinha influência do próprio 8-Bit Guy. Muito bom saber.

      Agora, rodar um celular 4G rodando no Mega65… Coisa de doido. 😀

      Obrigado pelo comentário esclarecedor.

  3. A Wikipedia diz que o C-One foi projetado pela Jeri Ellsworth e o Jens Schönfeld, mas não é a impressão que tive na época. Pelo que eu sei, o Jens construiu o hardware sozinho mas não avançava na configuração de FPGA. Enquanto isso a Jeri tinha começado um projeto de C64 em FPGA e adaptou seu código para o C-One, o que tornou o produto usável. Ele continou colaborando com o projeto por vários anos mas depois se separou para focar no DTV. Outras pessoas desenvolveram configurações para o C-One (que originalmente era para usar um processador físico mas muitas configurações implementam o processador numa das FPGAs) de modo que o da Jeri não é mais usado.

  4. Olá,

    Reforço os elogios, este foi um ótimo episódio.

    Parabéns aos integrantes e ao convidado Victor Trucco.

    Muito obrigado!