Clone do ‘vi’ para MSX

O VI original foi escrito no ano de 1976 por Bill Joy para o BSD UNIX e desde então diversos clones deste editor de textos foram produzidos. Um dos mais populares é o Vim, acrônimo para Vi IMproved, escrito em 1991 por Bram Moolenaar para o Commodore Amiga  e que, apesar do nome, é baseado no código fonte do STEVIE (ST Editor for VI Enthusiasts) de autoria de Tim Thompson para o Atari ST, de 1987.

Agora, em pleno ano de 2018, é a vez do MSX ganhar seu próprio clone de VI, o MSX-vi, escrito em Small Device C Compiler (SDCC) pelo espanhol Carles Amigó (fr3nd) e fruto direto na série de artigos sobre programação em linguagem C do Javi Lavandeira, o Relearning MSX.

Atualmente na versão 0.1.0, o programa requer um MSX2 rodando MSX-DOS2 e o código fonte está disponível no GitHub.

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.

0 pensou em “Clone do ‘vi’ para MSX

    1. Eu andei olhando e também mexendo neste código e além da contribuição mequetrefe que fiz e já foi incorporada ao código tem uma versão preliminar rondando em MSX1 com 40 colunas.