E como foi a 53a RU MSX, em Barcelona?

Nós sabemos onde foi, o que teria exposto, o que teria para ver… Tudo isto estava disponível nessa página aqui. Mas… O que rolou por lá?

  • Temos um novo produtor de hardware, o Z80Workshop. O site ainda não tem nada disponível, mas eles demonstraram: um cartucho para ligar um controle de Playstation no MSX (o PSX4MSX); um cartucho para ligar teclados USB no MSX (o KBD4MSX), e cartuchos com memória flash de até 16 Megabits (2048 Kbytes) para você programar (os ReproKits).
  • Rolou um torneio organizado pelo pessoal do site catalão Retroscroll. Dessa vez foi o jogo Touwtrekken, ou em bom português… Cabo de Guerra.
  • O MSXCalamar fez uma exposição dos seus novos projetos, o PGCard e a Krakengraph. Dessa segunda aí, sabemos que é uma cópia descarada e sem vergonha da Powergraph v.1, da Tecnobytes. Segundo o autor, a intenção é adicionar superimpose, podendo usar um monitor apenas como saída (*).
  • Apareceu um expansor de slots parecido com o da Tecnobytes, só que esse encaixa na traseira do micro diretamente. Mas o gabinete é de acrílico também, e provavelmente é um protótipo.
  • A Carnivore 2, mais um cartucho tudo-em-um de MSX, esteve disponível, assim como a ObsoNET e edições antigas da revista MSX Club. Detalhe que as duas primeiras agora vem com caixas! Bacana… Pra quem gosta. Eu não gosto de guardar caixas, então pra mim não importa muito.
  • O protótipo da placa mini-ITX baseada em FPGA também deu o ar da graça.
  • Muita gente usando seus MSX, jogando, conversando, mexendo, micros sendo desmontados… Ou seja, um encontro como qualquer outro, nesses quesitos.

Quer um vídeo? Tem um aqui, do Toni Ortiz:

E tem esse outro, bem maior, do Javi Ortiz:

(*) Para quem não sabe, a Powergraph precisa de 2 telas: Uma para a saída normal do MSX (TMS9928A, V9938 ou V9958) e um segundo monitor para ligar o V9990. A Powergraph não é uma placa de vídeo que substitui as “placas de vídeo” do MSX, é uma “placa de vídeo” que funciona em paralelo. Alguns dirão que isto é óbvio, mas acredite, não é. Bom explicar.

 

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.