Um papo tangencial para o dia de hoje.

Uma parte dos nossos leitores/ouvintes é colecionadora de micros e/ou videogames clássicos. Aliás, todos nós do lado de cá também. E é muito comum o colecionador se descontrolar e sair comprando tudo o que vem pela frente. É comum ouvir relatos como:

– Eu só compro “lixo” que ninguém quer! Vale tudo!

– Naquela época eu tinha titica na cabeça e comprava tudo que aparecia pela frente.

– Gastei um dinheirão em micros clássicos. Agora acabou o dinheiro e eu quero vender tudo.

– Arrumei briga com minha esposa por causa da minha coleção.

– Meu foco na coleção é não ter foco. O que vier eu traço.

E por aí vai. Eu sempre comentei sobre ter foco na coleção, e do meu foco, que é Um MSX de cada fabricante. Claro que é possível fazer algumas concessões:

  • Eu tenho dois MSX 2 da Yamaha feitos para os mercados árabe e japonês (AX-350 e YIS-804);
  • Eu tenho 2 MSX da Toshiba, um HX-10 (MSX 1 vermelho) e o FS-TM1, que é um MSX 2 da Toshiba, mas com a cara de um FS-A1, da Panasonic… Só que branco. Foi vendido no mercado italiano;
  • Tenho um Frael Bruc 100, sabidamente um dos MSX piratas feitos no mundo (junto ao MSX argentino, da SBX).

Mas então, boiando no YouTube outro dia, eu achei dois vídeos interessantes de um canal de retrogaming que podem ser muito úteis para nós, colecionadores.

Ambos os vídeos são do blog Minicastle, do Marcel, do Fábio e do Ademar. O primeiro é um vídeo sobre isso que eu falei aí em cima, sobre ter foco na coleção, como aproveitar bem os seus recursos e ainda assim colecionar. Vale a pena mesmo se você não compra “joguinho de videogame”.

O segundo vídeo é sobre loose, boxed, in box, refurbished, mint… E outros termos usados para definir o estado dos jogos vendidos.

Altamente recomendados para esse meio de final de semana, pós Páscoa.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Um papo tangencial para o dia de hoje.

  1. O pessoal do Minicastle manda muito bem! O Marcel com o Papo Sério joga literalmente na sua cara o que você não quer escutar mas tem que passar por isso, igual a injeção em farmácia.

    Recomendo também assistirem o vídeo do pessoal da WarpZone sobre o assunto:
    https://www.youtube.com/watch?v=OzZYPSVmJLI
    Rafael Marques é psicologo e já fez vários vídeo sobre o assunto.

    Esse assunto é bem complicado, tudo depende do ambiente que o cara está inserido, como a vontade de ter as coisas, distúrbios, compulsões e por ai vai…