Um funcionário da Microsoft chamado Kent Sullivan escreveu um paper chamado “The Windows 95 User Interface: A Case Study in Usability Engineering”, contando o processo de desenvolvimento da interface do Windows 95, incluindo os problemas encontrados no Program Manager do Windows 3.1 e screenshots mostrando o processo de desenvolvimento.
Este paper estava disponível online, mas a página que o armazenava foi retirado… e o paper sumiria online, se não fosse o esforço do Josh do blog Socket 3, que recuperou e republicou.
(via Norbert Landstainer, que também linkou a discussão no HackerNews e um guia para reviewers do tempo que o Windows 95 ainda era chamado Chicago.)
Pelo jeito a Microsoft não teve o mesmo cuidado com a experiência de usuário ao evoluir para o XP, 7, 8 e 10. A ideia de fazer algo diferente do anterior prevaleceu sobre a de fazer algo melhor que o anterior.
Na verdade a interface do Windows 95 foi o primeiro desenho próprio da Microsoft visto que a interface das versões anteriores foram copiadas da série 1.x do OS/2; depois ela resolveu copiar a si mesma 😀