Um, melhor, dois vídeos de Curtas

Se você não faz ideia do que seja, a Curta é uma calculadora mecânica concebida pelo austríaco Curt Herzstark no ano de 1938 mas que só veio a ser concluída após o final da II Guerra Mundial. Devido a sua ascendência judia, Herzstark, foi detido e enviado ao Campo de Concentração de Buchenwald onde permaneceu entre 1943 a 1945 e onde, por sorte*, foi incentivado a finalizar seu invento.

Ao todos são dois modelos  — Type I e Type II — que foram fabricadas até a década de 1970 no Principado de Liechtenstein e com cerca de 140.000 unidades produzidas.

O primeiro vídeo é o unboxing de uma réplica feita em impressora 3D de uma Curta Type I em escala 3:1 feito por Adam Savage em seu canal do Youtube e o segundo é processo completo de montagem de uma destas réplicas feita pelo próprio Marcus Wu.

Há também um video da montagem de um modelo original mas neste tem áudio está em alemão. Porém é possível habilitar a tradução automática das legendas para o inglês e para apreciá-lo. Opa, na verdade são três vídeos! 🙂

E antes de terminar, as Curtas, assim como o ZX-81, fazem uma participação especial no romance Reconhecimento de Padrões de William Gibson de 2005.

(*) O campo de Buchenwald não era primariamente um campo de extermínio e sim um campo de trabalhos forçados.

(Retro Computing do Google+)

Sobre Giovanni Nunes

Giovanni Nunes (anteriormente conhecido como “O Quinto Elemento”) é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, responsável pela identidade visual de todas as facetas do nosso Império Midiático.