Estava eu faxinando minha caixa postal quando encontro um email de um membro dessa quadrilha com o melhor spam que já recebemos nos comentários do site:
Arquivo diários:27/06/2017
Wifi232: uma maneira simples de conectar à internet…er…às BBS
Volta e meia mostramos projetos de suporte a Wifi em micros clássicos, mas todos eles acabam esbarrando no fato de que cada micro tem seu próprio projeto; se você tem micros clássicos de várias linhas, você acaba tendo que ter vários modems Wifi diferentes. Felizmente Paul Rickards trouxe uma solução na forma do Wifi232, “um modem Hayes Internet para seu micro clássico”.
O Wifi232 se baseia numa ideia simples e muito funcional: é visto pelo micro clássico como um modem Hayes a ser ligado numa RS-232; basta rodar o programa de terminal, ajustar os parâmetros e… discar. Sim, discar. ATDT. Discar, como os bons e velhos modems. Mas não discar para um telefone, e sim discar para uma BBS via Telnet (e para o leitor que se pergunta “ué, como assim BBS via Telnet?”, deixo o Telnet BBS Guide.) Ou seja: se o seu micro clássico tem uma RS-232 e pode se conectar a um modem, pode se conectar a um Wifi232.
A disponibilidade do Wifi232 é limitada, sai em batches dependendo da capacidade de trabalho do Paul Rickards; enquanto isso, leia o post bem completo do Blake Patterson sobre o Wifi232 (e sua “continuação”, falando de terminais ANSI) e deixo dois vídeos que mostram o dispositivo funcionando:
E sim, este Retrocomputaria voltará ao Wifi232.