Colossal Cave é o primeiro de todos os adventures, gênero que exploramos no episódio 42, que tivemos três partes e a presença do mestre Renato Degiovani. Se você ouviu o episódio, deve lembrar algumas das características que esse jogo singular teve.
- Feito em um PDP-11 (DEC), no começo dos anos 1970.
- Escrito em FORTRAN.
- Portado para quase todos os sistemas conhecidos e ainda alguns desconhecidos.
- Baseado em um sistema de cavernas real, o Mammoth Cave System, que fica em Kentucky, EUA (o estado do KFC).
Mas agora, o que você não sabe?
Um cidadão recuperou um backup em fita da universidade de Stanford com o código zero, a versão 1.0 do jogo original, ainda com alguns bugs e com comandos exclusivos da versão do FORTRAN do PDP-11 que o faziam impossível ser executado em outros computadores.
E pra melhorar a coisa, pegaram o código-fonte, e modificaram-no para FORTRAN 77 (que tem compilador pra qualquer coisa). Compilaram-o pra PC (g77 é isso aí).
Ah, e o mais legal: Esse cidadão que recuperou o código zero, foi até as cavernas que inspiraram o autor, passeou por lá e fotografou os lugares descritos no texto do jogo original. Não contente, escreveu um artigo fantástico falando isso tudo, a análise da fonte do jogo, os mapas originais usados pelo autor do jogo… Tudo.
Vale a leitura. Quer ler o artigo? Clique aqui. Se você quiser ler a conversa em um grupo da USENET, sobre a descoberta… Clique aqui.
Admiro profundamente os “seres humaninhos” que nasceram com uma imaginação tão fértil e tamanha capacidade de se abstrair do mundo “real” à sua volta à ponto de conseguirem jogar adventures de texto em computadores, realmente “entrando no clima”…isso é só para os predestinados! Um sincero “salve” à todos vocês, jogadores de adventures de texto, RPG’s e diversões afins!!
Existe também aqui em Tucson o Colossal Cave Mountain Park 🙂 https://en.wikipedia.org/wiki/Colossal_Cave_(Arizona)