O xAD nos lembra do que acontece quando não se trocam as baterias

Estamos lembrando de tempos em tempos da importância de trocar os capacitores. Para os micros com RTC, também é importante trocar as baterias.

O que acontece se deixar a bateria vazar? O xAD mostra nesse Amiga 4000 em que a corrosão praticamente engoliu a placa-mãe.

Antes do desastre acontecer, troque a bateria (e os capacitores); se você não tiver habilidade com a solda pra isso, uma sugestão: converse com o Oazem.

Baterias vazando não são nada bonitas.
Baterias vazando não são nada bonitas.

Sobre Cesar Cardoso

Cesar Cardoso é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis, acumulando a tripla função de pauteiro, referencial para evitar que a gente saia do tópico, e especialista em portáteis clássicos.

0 pensou em “O xAD nos lembra do que acontece quando não se trocam as baterias

  1. Eu não só troco os capacitores eletrolíticos como a bateria, detalhe; a bateria eu prendo em alguma parte do gabinete e ligo na placa através de fios.

    1. Fiz algo semelhnate há anos com um PowerMac 8500 que tive. Usa uma pilha 1/2 AA Lítio de 3.6V. Por ser caríssima e difícil de encontrar.
      Adaptei um suporte de 3 pilhas AA numa caixinha transparente.
      Montei uma “pseudo pilha 1/2 AA” plástica com os eletrodos que era encaixada no suporte na motherboard, com cabinhos conectorizados para a conexão externa ao suporte das 3 pilhas.
      Com uma microchave HH em paralelo com um zener no sentido DIRETO (selecionei para dar aprox 0.9V, mas não marquei a tensão de zener) liguei em série na alimentação (cx das 3 pilhas) com a pseudopilha no suporte.
      Porque essa chavinha? Quando as pilhas estão com uns 1.2V ou 1.1V (ainda são boas) cada, ligo a chavinha curtocircuitando o zener e mandando direto a alimentação para a pseudopilha, aproveitando mais as pilhas AA.
      O mais sofisticado de montagem: a pseudopilha é um tubinho plástico cortado que facilitou as coisas: pouco menor que o diâmetro das AA numa feliz coincidência de “minha sucata plástica”. Colocado os eletrodos, soldados cabinhos e preenchido caprichosamente com epóxi.
      Vendi há anos o PowerMac mas REMOVI o que montei e tenho guardado. Vergonhosamente ainda sem as fotos e dados do projeto.
      Obs.: como são 3 pilhas AA nem necessário ser alcalinas.
      Dos zeners no sendido DIRETO (não é usual usar assim) é maior que os de silício (0.6 .. 0.7V), mas acabei não marcando a tensão de zener pois quanto maior aumentava no sentido direto. Também nas futuras divulgações das fotos e dados remedirei os vários que tenho para reencontrar o que dá aprox 0.9V direto.