Resoluções de Ano Novo – programação

programacaoEntão, você amanheceu hoje e pensou: “É… Eu vou desenvolver um jogo para uma plataforma clássica“. Muito nobre de sua parte, você parou de enrolar procurar desculpas e resolveu fazer algo. Mas você não irá fazê-lo imediatamente, vais precisar de algumas dicas, ou de um tutorial completo. E não sabe por onde começar? Abaixo vão algumas dicas.

  • Se você quiser programar para o Commodore 64, no Retro Games Collector tem uma série de posts mostrando o desenvolvimento de um jogo. As partes 1, 2 e 3 estão aqui.
  • E se você quiser programar em Forth, saiba que saiu versão nova do DurexForth para Commodore 64.
  • Agora, se você quiser programar em C para micros baseados no processador Z80, temos versão nova do z88dk.
  • Falando em C, a série Relearning MSX, do Javi Lavandeira está de vento em popa. Ele já está na parte 40 (!), falando sobre funções no MSX-C.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “Resoluções de Ano Novo – programação

  1. Olha só! Programar para os micros clássicos é uma ótima.

    Para quem for fazer jogos para os micros clássicos, recomendo os livros mais técnicos de cada plataforma (O Livro Vermelho do MSX, os BASIC Unravelled da família TRS Color, etc.), fora que ter alguma noção de Assembly (ou Assembler como nós falávamos na época) também é muito importante.

    Forte abraço à equipe Retrocomputaria.

  2. O Javi Lavandeira está fazendo um ótimo trabalho com o MSX-C, uma hora vou dar uma aprofundada no assunto. Agora se fosse escolher uma ou mais plataformas retro para desenvolver um jogo novo, ficaria com o MSX2+ e o NeoGeo.