[Semi-OFF] Memórias da Era dos BBS’s II, a Missão

Há duas semanas, esbarrei em algo do tempo do BBS. Ontem, foi a vez de outro algo esbarrar em mim.

Membro novo no projeto lá no trabalho — Juan, por favor oriente nosso novo colega pra fazer os acessos blá blá blá sistemas piriri pororó detalhes técnicos esotéricos pereré pão duro proxy SSH autenticação whiskas sachê. Tá. Xacomigo.

Reinicio meu computador pra poder demonstrar todos os procedimentos do zero. Dou login, e naturalmente a primeira coisa que aparece é o wallpaper. Este wallpaper. O cara imediatamente identifica o carro e o ano — mas com um erro de dois anos, ele disse 1979. Mesmo assim, a precisão do chute comprova que o camarada saca do riscado. A gente começa a conversar sobre Fórmula 1.

Papo vai, papo vem, pô cara, vou te adicionar no FB, vou te botar neste grupo sobre F1, é um pessoal que era do BBS Mandic —

“Juan, eu era do BBS Mandic!”

Não, pera. Para tudo. O nome “E-Race” lhe diz alguma coisa? (Aqueles com olho de águia lembrarão que é o povo a quem dei um alô rápido no post anterior.)

“Eu era da E-Race!”

A essa altura eu não me surpreenderia se o Rod Serling aparecesse de repente e começasse a fazer uma narração lúgubre e perturbadora. Tá, me diz aí, qual era o teu username?

“Sammy Hagar!”

Não. Sério. Na boa. Vá chupar um prego. Sim, era um dos caras com quem eu batia papo direto por lá e do qual não tinha mais notícias desde o século passado. A única coisa que se sabia dele é que gostava de Fórmula 1 e Van Halen. As definições de Mundinho Pequeno™ acabam de ser atualizadas.

Sabe de uma coisa? Cheguei à conclusão de que o tempo é uma ilusão, e o passado, presente e futuro nada mais são do que pontos de vista diferentes em um todo tetradimensional. Seu eu de 1980, seu eu de 1990, seu eu de 2000 etc. são simplesmente partes de você, assim como o pâncreas, o cerebelo, ou o tímpano esquerdo.


OK, acho melhor parar por aqui e ir tomar um café. Ou melhor, um suco de maracujá.

Nothing Ever Ends

E antes que eu me esqueça, sim, a promessa do Dossiê BBS está mais de pé do que nunca.

Sobre Juan Castro

Juan Castro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis – a única cujo Micro Formador não foi o MSX (e sim o TRS-80). Idealizador, arquiteto e voz do Repórter Retro. Com exceção do nome, que foi ideia do Cesar.

0 pensou em “[Semi-OFF] Memórias da Era dos BBS’s II, a Missão

  1. Eu também usei muito a Mandic BBS, ainda mais quando a opção “7 – Conectar na Internet” apareceu. Bons tempo do “Trumpet Winsock” e do Netscape 1.0 Beta. Gostava muito de fuçar na BBS atrás de coisas para baixar (gibis, música, jogos, emuladores, etc) e participei pouco dos chats (eu era anit-social na época).

    Também fui também usuário da STI BBS e de uma BBS da região do Grande ABC, que agora não me vem o nome à cabeça.

    Dossiê BBS? Por favor, FAÇAM!

    PS: Também gosto das músicas da Vange Leonel, foi uma grande perda.