E mais um filme sobre Steve Jobs…

SJ_Final-Art-copyÉ sabido até do reino mineral de que eu sou fã do “outro Steve” fundador da Apple, “aquele senhor gordinho e simpático” (segundo minha mãe), do qual li a autobiografia, ganhei um autógrafo e o cartão de visitas dele. Sim, estou falando de Steve Wozniak.

Mas a grande e ignara massa idolatra Steve Jobs, o santo com pés de barro da Apple, aquele que morreu no auge, devido a burrice e ao “complexo de Deus” um câncer no pâncreas que não foi devidamente tratado. Pois então, foram feitos 2 filmes sobre Steve Jobs. Um, chamado Jobs, foi estrelado por Ashton Kutcher e saiu em 2013. Outro, Steve Jobs, é estrelado por Michael Fassbender e estreará em 9 de outubro.

Mas além desses filmes, teremos ainda um documentário. O nome é Steve Jobs: The Man In the Machine. E o autor, Alex Gibney, ganhador do Oscar com um filme que não é nada simpático sobre a cientologia (Going Clear: Scientology and the Prison of Belief) debruçou-se sobre a autobiografia de Steve Wozniak, vários depoimentos e entrevistas, e construiu um perfil mais próximo da realidade a respeito do “Estêvão Trabalhos”.

O documentário foi exibido no SXSW, em março, e um jornalista do The Verge esteve lá e da resenha pesquei uma frase:

Um olhar inflexível para com as pessoas que foram estilhaçadas ao fazer parte da vida de Jobs, e como alguns deles paradoxalmente ainda sentiam imenso amor e gratidão para com ele.”

Outra frase de destaque, é que As coisas que ele criava eram amadas, mas não era porque ele era amado“. Bem, deixa eu parar de falar e colocar o trailer aí embaixo:

O filme estreia nos cinemas e dispositivos por demanda no próximo dia 4 de setembro, uma sexta-feira, acho que irei ver.

E sim, como vocês podem perceber, eu não nutro afeição por Steve Jobs, embora respeite-o.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.

0 pensou em “E mais um filme sobre Steve Jobs…

  1. O melhor Steve Jobs de todos foi Noah Wyle no filme “Os Piratas do Vale do Silício”. Tão impressionantemente semelhante que o ator foi contratado para aparecer no lugar do próprio Steve Jobs no início da Macworld NY de 1999 e acabou até enganando alguns que estavam mais longe do palco, até que o próprio Jobs aparece fazendo piada com seu sósia e assumindo a apresentação. Foi uma brilhante jogada de marketing.
    https://youtu.be/TIClAanU7Os