Unboxings de 2014: PV-7 + KB-7 (MSX 1 com docking station)

Ainda teve mais uns unboxings esse ano, como você pode ver. Sim, 2014 foi movimentado aqui em casa. Esse aí é um Casio PV-7, MSX 1 dos menores já feito, e que você já deve ter visto por aí. Todo encontro aparece um. Acho que somente os Casio MX-10 são menores do que ele. Mas eu já tinha um PV-7 na coleção, por que ter mais um?

Na verdade, eu já tinha um PV-7 que sofreu um upgrade para 64 Kb de RAM (grato ao Rafael “Bass” pela explicação, e ao Werner Kai por ter feito). Só que me apareceu uma chance de adquirir um PV-7 junto com a expansão, a KB-7. O preço era bom, € 110 pelo pacote todo, vindo da Espanha. Conversei com o vendedor, ele se informou sobre o envio de itens para o Brasil, e o fez. Eu recebi, e aqui temos algumas fotos.

O micro não tem nada de mais, tem 16 Kb de RAM, é pequeno, o teclado é desagradável, tem aquele “joystick” do lado direito (não, aquilo não é o direcional dele), e tem um slot só. Mas a expansão torna a coisa mais interessante. Ela traz mais 2 slots de expansão, 1 porta paralela, fonte de alimentação interna e mais 16 Kb de RAM. O micro tem um alçapão embaixo, que encaixa no conector que há na expansão, e faz toda a mágica. O micro fica preso por esse conector e por 2 parafusos que devem ser colocados na parte da frente. Assim o micro fica fixo na base e não fica “sambando”.

Aliás, o PV-7 com 64 Kb de RAM é incompatível com essa expansão. Tentei usar o meu PV-7 com memória expandida, mas não funcionou corretamente. Logo, a opção que fiz foi então anunciar o meu PV-7 com memória expandida (e foi adquirido pelo Cesar Cardoso), e fiquei com o PV-7 “normal”, agora fixo na base. Como devo usar mais a IDE-Mapper do que qualquer outra coisa, então nem é tão problemático assim.

As tampas dos slots estavam empenadas. Tortas, por assim dizer. Mas nada que a perspicácia de um fudeba (obrigado, Sander), alguns palitos de sorvete, um pequeno torno e um secador de cabelos não ajudasse. E deu certo, desamassou boa parte delas, e agora estão melhores para conectar cartuchos e expansões.

Ficou diferente, uma peça maior com o Casio ligado nela… Mas ganhei também no processo.

Sobre Ricardo Pinheiro

Ricardo Jurczyk Pinheiro é uma das mentes em baixa resolução que compõem o Governo de Retrópolis. Editor do podcast, rabiscador não profissional e usuário apaixonado, fiel e monogâmico do mais mágico dos microcomputadores, o Eme Esse Xis.